Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 08/01/2018

A História não ficará mais sem a Luz- Homilia da festa da Epifania do Senhor

Durante muito tempo tentamos por causa do complexo de inferioridade com a ciência e, portanto de algo que tecnicamente é reconhecido como histórico, descobrir se no ano do nascimento de Jesus teve uma estrela “especial” que apareceu no céu por esta altura e que conduziu os “magos” para Belém. A interpretação desta referência como histórica levou alguém a cálculos astronômicos complicados para concluir que, no ano 4 a.C., uma conjunção de planetas explicaria o fenômeno luminoso da estrela refulgente mencionada por Mateus e outros andaram à procura de um cometa que, por esta época, devia ter sulcado os céus do antigo Médio Oriente. Na realidade é inútil procurar nos céus a estrela ou cometa em causa, pois Mateus não narra fatos históricos.

Mateus no seu texto cheio de símbolos maravilhosos que tocam profundamente o nosso coração está falando de história em outro sentido. Se os astrólogos descobrirem que em Belém passou um cometa especial, nada mudará em nossas vidas,mas se acolhemos o texto de Mateus, entenderemos que a Luz que veio a iluminar as nações é Jesus Cristo. Entenderemos que os Magos representam não apenas 3 povos ou culturas, mas todos os povos fora de Israel, isto é, a humanidade que vem adorar a “Luz que veio para iluminar aqueles que andavam nas trevas”. Mateus diz aos israelitas que Jesus é da descendência de David, portanto o Messias esperado. Diz a todos que Jesus é a luz que vai iluminar a nossa existência.

Entendo que a Epifania é a festa da iluminação. Hoje estamos na igreja celebrando a luz que nos salva. Nas minhas mensagens para alguém gosto muito desejar “que Deus te ilumine!”. Na minha oração gosto muito de pedir “Me ilumina Senhor!”. O tema da luz é um tema muito profundo. Dizer que os magos seguiram a estrela significa dizer que eles foram conduzidos pela Luz de Deus. Os magos encontrando Jesus em Belém, encontraram o sentido da própria vida e da própria alma. Este é Deus que faz história conosco.

A História da salvação não é uma narração de fatos comprovados, mas é a história do agir de Deus na nossa vida e na vida do mundo. O amor de Deus é a história mais importante da nossa vida e como amor de Deus vem nos construindo, claro se deixamos. Jesus luz que ilumina a vida, o existir, o agir.

Dói muito ver que muitas pessoas, incluindo a nós mesmos, vivem sem querer a luz. Dói muito ver como o agir e o pensar das pessoas são sombrios, são autodestruidores, porque muito antes de destruir alguém ou alguma coisa, nos destruímos. Dói muito ver as pessoas viverem sem sentido. Para muitos o sentido da vida está naquilo que não tem sentido nenhum.

A experiência de uma vida iluminada é a experiência de enxergar aquilo que atrasa nossa vida e a busca determinada daquilo que nos leva pra frente: pra frente no amor, para frente na paz, pra frente na justiça, pra frente na felicidade!

Os magos são exemplo de busca da luz de Deus. A estrela é exemplo da Luz de Deus que nunca se cansa de iluminar nossos corações. Natal e epifania são a história da luz que veio ao mundo. Com estes fatos a história dos homens não ficará mais sem a Luz, ela veio para ficar para sempre. Por isso todo dia, se quero, se busco, se desejo, posso ser iluminado por Deus. Isso se chama fé. A fé não é uma teoria, mas é viver iluminados por Deus.

Deixe o seu comentário