Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:

Páscoa passagem da morte para a vida – Padre Reinaldo

 

Queridos irmãos e irmãs,

Celebrando a Páscoa do Senhor, Jesus ressuscitado em nosso meio! Nós celebramos a vitória da vida contra a morte. Não gostamos de perder ninguém, mas, para que tenhamos a vida eterna, é preciso abandonarmos esta vida terrena para estarmos na presença de Deus. E durante todo esse tempo pascal, ouviremos este testemunho.

Primeiramente, nas primeiras leituras dos Atos dos Apóstolos, veremos o testemunho de Lucas, mostrando como foi a caminhada das primeiras comunidades e como elas enfrentaram dificuldades para anunciar Jesus Cristo. Nesse contexto, muitos deram a sua vida também, testemunhando Jesus Cristo; muitos foram presos, muitos foram perseguidos, mas eles não desistiram de anunciar que Jesus morreu, mas ressuscitou.

Pelo que nós vimos durante o Tempo da Quaresma e, principalmente, na Semana Santa, Jesus foi condenado. “É melhor um só morrer do que toda a nação” (Jo 11,49-53). Então, por isso que Jesus foi condenado, crucificado e morto em martírio.

No Domingo de Ramos, revivemos a festa no sentido de celebrar Jesus chegando a Jerusalém, mas aclamado como rei, mas depois pelas autoridades que foram dizendo mal de Jesus, ele foi condenado e morreu na cruz por cada um de nós. Mas, se ele morreu, ele ressuscitou.

E é isso que estamos celebrando: a Páscoa do povo Judeu é o sentido da escravidão para a libertação, para nós, Cristãos, é da morte para a vida e nós queremos a vida eterna, por isso o testemunho dos apóstolos será muito importante, principalmente nesse tempo pascal, onde vemos o evangelho de São João (20,1-9) mostrando que Maria Madalena foi ao túmulo e ali não encontrou nada, voltou, saiu correndo, avisou a Pedro e também ao discípulo que Jesus amava. Eles foram até o túmulo. É lógico, João era bem mais novo, chegou primeiro, mas esperou por Pedro, no sentido de Pedro que Jesus escolheu para ser a Pedra Fundamental de sua Igreja (Mt 16,18), que somos todos nós na figura de Pedro.

João respeita e espera Pedro chegar para entrar no túmulo e, então, eles dão o testemunho daquilo que aconteceu. Viram tudo e afirmaram que Jesus está vivo, Jesus ressuscitou e nós vamos ouvir muitos evangelhos mostrando essa narrativa, Jesus ressuscitado, Jesus que veio nos trazer a salvação.

Nesse tempo Pascal, é importante celebrarmos Jesus vivo no meio de nós. E que possamos, na luz do Espírito Santo, no simbolismo do Círio Pascal, que foi aceso na Vigília Pascal, ser a luz que ilumina os nossos passos, para que nós também possamos ressuscitar como Jesus ressuscitou, estar na presença de Deus, Pai Todo-Poderoso.

Deixe o seu comentário