Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Destaques › 25/03/2020

Roteiro do Santo terço para ser rezado em família

1 – Colocar-se na presença de Deus:

Estamos aqui reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

 

2 – Pedir a luz do Espírito Santo para rezarmos com amor e confiança:

Oração do Espírito Santo ou Canto: A nós descei divina luz.

 

3 – Oferecimento (colocar nossa oração nas mãos de Deus):

Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa redenção. Queremos, iluminados pela tua Palavra e em companhia de Maria, nossa Mãe, sermos mais fiéis à nossa vocação cristã e agradecer pelo dom da família que Vós nos concedeis.

Por isso oferecemos este terço, particularmente, pela nossa família (dizer nomes do pai / mãe, filhos, tios, avós), vivos e falecidos – e também por todas as famílias.

 

4 – Contemplação dos mistérios de nossa fé

1º. Mistério: Batismo de Jesus no rio Jordão

L1: Mãe, teu filho, na Sua humildade, quis ser como um de nós, recebendo o batismo. Fez-nos, assim, entender que ao tornarmo-nos filhos de Deus, e seus irmãos, a nossa missão pessoal ficou intimamente ligada à Sua. Que a consciência desta dignidade nos leve a caminhar na vida como teu filho Jesus, seguros na força do Espírito Santo e abertos aos planos de Deus.

T: Por todos e todas que a partir do batismo vão em busca de realizar o Projeto de Deus, a começar pela sua família.

 

D: Rezemos por todas as famílias, para que a exemplo da família de Jesus, possam viver como espaço de carinho, de amor, de atenção recíprocas, onde a vida de cada um é acolhida e amada.

  • Pai-nosso – Ave-maria – Glória.

 

2º. Mistério: Jesus Revela-se nas bodas de Caná

L1: Mãe, em Caná revelaste-nos que estás atenta às pessoas, que vês o que falta no ambiente e que entregas a Teu Filho as situações que precisam de uma solução: “Eles não têm mais vinho”. Cheia de confiança, diriges-te aos serventes dizendo: “fazei o que Ele vos disser”. Muitas vezes, na nossa vida, o amor também se esvazia, “falta o vinho”. Ajuda-nos Mãe, nesses momentos, a confiar como tu em Jesus, a fazer as pequenas coisas que Ele nos diz, para que apesar da nossa pequenez, Ele nos possa abrir o coração para o verdadeiro Amor.

T: Por todas as famílias que anunciam a Boa Notícia com alegria e amor, na sua casa, no seu trabalho, no lazer…

 

D: Rezemos por todos os filhos, aqueles que estão chegando a esse mundo e aqueles que já estão entre nós. Para que se sintam amados pelos seus pais e familiares e para que também eles possam colaborar com os pais na tarefa diária de crescer na fé e no amor em família.

  • Pai-nosso – Ave-maria – Glória.

 

3º. Mistério: Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão

 

L1: Mãe, certamente te sentiste inquieta com teu filho quando começou a anunciar a Boa Nova; Certamente, quiseste estar a Seu lado; Também, com certeza sentiste arder em ti a Esperança de um novo mundo! Jesus na Sua pregação lançou os fundamentos de um mundo novo, onde reinam o amor, a partilha, o perdão, a fraternidade. Contigo queremos aprender a Esperança das Suas Palavras!

T: Por todos que ouvem e aceitam o convite de Jesus e buscam no anúncio da justiça, da fraternidade, da solidariedade, fazer o Reino acontecer, em nossas famílias.

 

D: Rezemos pelos pais, na sua difícil tarefa de serem colaboradores com o projeto de amor de Deus para seus filhos (e com os seus filhos).

  • Pai-nosso – Ave-maria – Glória.

 

4º. Mistério: A transfiguração de Jesus.

 

L1: Mãe, estiveste sempre tão perto de Jesus! Mãe de Deus! Tu sabias que a Transfiguração constituiu uma palavra de ânimo para os apóstolos; ai se manifestou a glória de Jesus e se confirmou que Ele é, apesar da Cruz que se aproxima, o Filho amado de Deus. Que esta certeza faça crescer em nós o entusiasmo por viver com o Cristo Vivo, assumindo com tranquilidade e alegria a nossa cruz como caminho para a Ressurreição.

T: Jesus que transforma todas as realidades, fortalece a todos que buscam um mundo novo de justiça e paz, começando em nossas casas.

 

D: Rezemos pelos casais de jovens, de modo especial aqueles que estão se preparando para constituírem uma nova família, bem como aqueles recém-casados. Que eles possam se sentir amados por Deus e apoiados pelos pais e amigos para seguirem fielmente a vocação à qual foram chamados: a de colaborarem com a obra criadora de Deus, com esperança e paz.

  • Pai-nosso – Ave-maria – Glória.

 

5º. Mistério: A Instituição da Eucaristia.

 

L1: Mãe, encontraste-te com o teu Filho muito antes de nós! Muito antes te apercebeste do seu grande Amor. Jesus quis que cada um de nós também se encontrasse com Ele na Eucaristia: a comunhão é o momento do encontro máximo de dois amores, e nessa oferta está também cada um de nós, entregando-se por inteiro, com tudo o que faz parte da sua vida, em favor de todos os homens. Querida Mãe, sabes que temos todo um caminho interior a percorrer para que a comunhão aconteça em nós. Ensina-nos a dar esses passos, de coração aberto; estamos seguros de que tu nos levarás ao verdadeiro encontro com Jesus.

T: Ao partir o pão os discípulos reconheceram Jesus, o Pão da Vida. Que a partilha nos aponte também essa face de Jesus no irmão e irmã e que nossas famílias se alimentem de Jesus o Pão da Vida.

 

D: Rezemos por todos os nossos familiares falecidos. Tendo vivido plenamente entre nós, eles plantaram suas sementes. Muitos frutos nasceram e podem ser colhidos alegremente por muitos de nós. Por isso agradeçamos ao Deus da vida e lhe peçamos que nos ajude a abrir nosso coração para seu projeto de amor, de um amor que é capaz de dar a vida por aqueles que ama.

  • Pai-nosso – Ave-maria – Glória.

 

5 – Agradecimento

 

Nós vos agradecemos, ó Deus de amor e bondade, por nos ter dado a graça de rezar pelos nossos familiares: os que ainda nascerão, os que já se fazem presentes em nossa vida e os que já partiram para a eternidade. E já que o fizemos na companhia de Maria e sob sua materna proteção, queremos agora agradecê-la com todo carinho, rezando uma Salve Rainha.

 

6 – Oração pela família (Opcional)

Deus, nosso Pai

Tu quiseste que o teu Filho nascesse e crescesse no seio de uma família como as outras. Assim, ao longo de uma vida simples, Ele aprendeu pouco a pouco, de José e de Maria, a tornar-se adulto e a descobrir a sua missão no mundo.

Nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a Vossa presença em nosso lar.

Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade.

Ensinai-nos a viver Vossa Palavra e o novo mandamento do amor.

Concedei-nos a capacidade de reconhecer nossas diferenças para nos ajudarmos mutuamente, para nos perdoarmos as fraquezas, compreendermos nossos erros e vivermos em harmonia.

Dai-nos, Senhor, boa saúde, trabalho com salário justo e um lar onde possamos viver felizes.

Ensinai-nos a tratar bem os mais necessitados e pobres, e dai-nos graças de aceitar com fé, a doença e a morte quando se aproximarem de nossa família.

Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de cada um e também daqueles que o Senhor chamar a seu serviço.

Que em nossas famílias reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo e que o amor nos una cada vez mais.

Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai o nosso lar hoje e sempre.

Amém.