Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 08/10/2013

XXVIIº DOM COMUM – Aumenta a nossa fé!

 

Neste domingo a palavra de Jesus foi em resposta a um pedido dos apóstolos. Pedido que com certeza existe dentro de muitos de nós: “Senhor aumentai a nossa fé!”

Para entender isso de forma mais completa precisamos refletir um pouco sobre o que é fé. Durante muito tempo fizemos da fé algo intelectual: o conhecimento da doutrina nas principais enunciações dogmáticas e kerigmaticas. A prova disso está na mesma profissão de fé que rezamos em toda missa. Com certeza é a base da nossa fé e uma parte importante dela. Mas onde está a importância de ouvir e praticar a Palavra, onde está o Mandamento Novo? Onde está a Santa Eucaristia e a sua celebração? O que restou da descrição das comunidades dos Atos dos apóstolos?

Muito mais que um assenso intelectual a FÈ é uma adesão a um projeto de vida, a uma maneira de ser, que tenha como referencia a pessoa de Cristo. A fé e seguimento de Cristo; a fé é experiência de ser discípulo e “discípulo amado”. Fé é viver em Comunidade como lugar privilegiado da presença de Cristo: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, ai estou eu no meio deles” (Mateus 18,20). O próprio São Tiago na sua carta escreve “você acredita que existe um só Deus? Muito bem! Só que os demônios também acreditam e tremem!” (Carta de Tiago 2,19).

Em relação a ter muita fé existem também atitudes religiosas erradas. Por exemplo quando se acredita que se temos muita fé conseguimos tudo que queremos. A fé realmente “tudo pode”, no sentido que Deus tudo pode e não que a pessoa de fé tudo pode. A diferença não é pequena porque o tudo que podemos com fé é em relação ao plano de Deus no qual confiamos plenamente. O próprio Jesus na horta das oliveiras rezou pedindo “Pai, se queres, afasta de mim este cálice. Contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua!” (Lc 22,42). Isso significa que quando rezamos pela cura de alguém estamos fazendo bem e devemos fazer com toda  a intensidade e fé, mas isso não significa que a nossa oração será atendida da maneira que esperamos. Alguém pode dizer: mas porque rezar se Deus não houve as nossas orações? Não é assim porque Deus ouve na nossas orações com amor de Pai e as realiza de uma maneira que pode fugir a nossa compreensão. A cura aqui na terra é um grande dom, mas ainda pequeno perante a grandeza da vida eterna. Cabe a nós aceitar a nossa vida na terra como uma parte maravilhosa mas não definitiva. Portanto a nossa fé aumenta quando aumenta a nossa entrega e confiança em Deus. A melhor oração que podemos fazer é dizer: “Pai coloco minha vida em tuas mãos, te entrego todo meu ser e meu viver.”
Senhor aumentai a nossa fé!