Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:

XVIº Encontro setorial de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Aconteceu no último domingo (19), no Cenacon, o XVIº Encontro de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística do setor Poços, que engloba as paróquias de Cabo Verde, Botelhos, Bandeira do Sul, Campestre e Poços de Caldas, e contou com aproximadamente mil Ministros da Eucaristia.
Um dia de muito aprendizado, espiritualidade, oração e comunhão.

Durante todo dia foram dadas palestras que motivaram e inspiraram os Ministros a servir com mais amor e responsabilidade.

Na primeira, logo pela manhã, Padre Francisco Albertin, da paróquia Nossa Senhora do Carmo de Campestre, desenvolveu o tema da santidade que foi proposto pelo Papa Francisco em sua exortação apostólica “gaudete et exsultate”. Padre Chiquinho destacou principalmente o capítulo 3 da exortação que fala sobre as bem-aventuranças e como seguir esse modelo de santidade. Ao final, em um gesto amor, Padre Francisco entregou a flor que ele recebeu da organização por sua palestra à comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Assunção de Cabo Verde que na última semana perdeu seu pároco, padre Henrique. Sem dúvidas um momento emocionante para todos que lá estavam.

Prosseguindo, Frei André, frade capuchinho que está na paróquia de São Félix de Nicosia, conduziu um lindo momento com Maria e reafirmou que ela é nossa Mãe e um grande exemplo a ser seguido, por sua prontidão de servir, sua ternura e seu silêncio.

Antes do almoço, padre Luciano, da paróquia São José de Botelhos, deu uma palestra que encheu os olhos de todos os ministros lá presente. Com um bom humor e um jeito direto de falar de temas sérios, ele divertiu e ensinou a todos. Destacou com muita firmeza o papel do Ministro da Eucaristia na comunidade, bem como o serviço que ele presta a todos. Reafirmou que o serviço principal do MECE é para com s enfermos e idosos da comunidade, onde se leva Jesus Sacramentado nas casas daqueles que já não podem ir mais as igrejas. Em suas palavras, o ministro da eucaristia deve ser aquele que serve principal emente aos enfermos e idosos, o serviço no altar vem em segundo plano. Com toda certeza Padre Luciano fez todos refletirem sobre como estão exercendo seu ministério em suas paróquias.

Após o almoço, Magno Cosme, leigo de nossa comunidade, conduziu uma belíssima adoração ao Santíssimo. Foi um momento ímpar de oração e adoração com o próprio Jesus sacramentado.

A última palestra ficou a cargo de Padre Darci, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e também coordenador setorial dos MECEs, que falou sobre o amor e como testemunhamos Deus em nossas vidas através de nossas atitudes e palavras.

Padre Gracino presidiu a missa de encerramento, juntamente com outros padres, e em sua homilia nos deixou palavras de esperança e fraternidade. Destacou a Eucaristia como centro da nossa vida e que devemos nos alimentar desse pão vivo nos deixado por Jesus.
Todos saem desse encontro com o espírito renovado e motivados a dar ainda mais àqueles que precisam, principalmente os idosos e enfermos de nossa paróquia.

Agradecimentos especiais ao padre Darci, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e coordenador setorial dos MECEs, e a todos os organizadores desse evento maravilhoso!

Abaixo segue alguns depoimentos e fotos dos Ministros da Eucaristia de nossa paróquia que participaram desse encontro maravilhoso!

Estivemos em mais um e encontro de MECEs do setor Poços de Caldas com participação de mais de 900 ministros que foi ainda melhor que o ano passado onde pudemos fortalecer nossa fé e aprender ainda mais como melhor servir nossos irmãos levando a Jesus Eucarístico a nossos irmãos e irmãs.
Foi um dia muito especial de confraternização com todos MECESs de Poços e das cidades da região. Tivemos palestras, adoração e a missa presidida pelo nosso querido padre Graciano. Saímos nos sentindo abençoados e com as baterias recarregadas e fortalecidos pra continuar nossa caminhada no ministério.”
(Helder Morais)

Meus irmãos e irmãs Deus nos convidou para este ministério porque somos especiais e tem um propósito para cada um de nós,sejamos perseverantes e trabalhar nossa vocação com humildade amor a Deus” (Gilmar)

A doação em servir, principalmente àqueles que são impossibilitados a ir na igreja nos torna especiais ao coração de Deus. “O ministro que não se dispõe a levar comunhão ao doente,pode deixar o ministério, no altar nós damos um jeito.(padre Luciano Campos Cabral)”. (Regiane)

Obrigado, Senhor pelo dia. Se fosse pra escolher qual das 3 palestras foi a mais importante, não teria como. Nota 10 para todas. Padre Chiquinho com o tema das Bem-Aventurancas de Jesus. Padre Luciano explicando o sentido de DOAR-SE. DOAR-SE é servir com Amor! É colocar a nossa vida a disposição do outro. Esse é o sentido de nossa vida. E o Padre Darci falando da importância de construir uma vida de Espiritualidade. Que longe de Deus ninguém é Santo. E pra fechar ainda o Padre Darci nos mostrando que devemos ter: GRATIDÃO e CONFIANÇA. Gratidão a Deus e confiança significa “Senhor cuida de mim”.” (Paulo)

Todos os momentos foram especiais. O momento Mariano a certeza de que Deus assim como amparou Maria criatura do seu amor, Deus também nos ampara no nosso chamado em servir e doar-se.
Em nossas doações, sejamos como Maria, olharmos no irmão o amor de Jesus.
A palavra-chave em doar-se é ” o silêncio “. Não precisamos fazer barulhos em servir. Um coração aberto fala mais que muitas palavras.
Obrigada Senhor pelo meu chamado, por me amparar e por seu Amor.”
(Graça)

Encontro que nos reaviva e nos reabastece. A cada momento um aprendizado valioso, palavras que nos fazem relembrar do sentido da nossa vida: último, servidor, criança, alegria silenciosa. Juntos no mesmo barco, que possamos ter esse coração aberto, assim como é a sagrada Eucaristia e sermos um só, leigos e leigas, a serviço do Pai.” (Franciele)

Encontro Maravilhoso onde vivenciamos momentos especias, relembramos a nossa responsabilidade e dedicação a Deus, quando ouvimos seu chamado “Vem e segue-me!”.
Desse modo, levamos a sagrada Eucaristia aos enfermos e aos que necessitam da presença do Nosso Senhor com mais Amor.
Assim, nosso trabalho se resume em doação ao próximo e caridade, deixando nosso coração sempre aberto e voltado a servir ao Deus Pai.
(Ivani)

Amar é servir!
“Servir e amar, um ato de doação”