O objetivo desta pastoral é a comunhão e a confraternização dos membros da nossa paróquia; integrando a comunidade, promovendo a harmonia nos festejos, com o comprometimento de todos, despertando o respeito e o ânimo dos paroquianos, na construção de uma comunidade que caminha nos caminhos de Jesus.
Missão da Equipe de Eventos
Fundamentalmente esta preciosa equipe organiza, gerencia e administra todos os eventos da paróquia, que podem fazer parte do calendário paroquial, de maneira fixa ou eventual.
Eventos de caráter fixo
Festa de São José: 19 de março,
Festa do Sagrado Coração de Jesus: a sexta-feira da semana sucessiva à festa de Corpus Christi,
Festa de São Benedito: de 1º à 13 de maio,
Festa do aniversário de fundação da paróquia: 21 de novembro.
Eventos de caráter ocasional
Jantares : italiano, datas especiais e das pastorais,
Momentos de confraternização,
Bar dançante,
Bingos extraordinários (além dos bingos das festas fixas),
Eventos teatrais e musicais,
Parceria na Semana da Família .
Responsabilidades da equipe
A Equipe de Eventos hoje soma às suas responsabilidades, a gerência do salão paroquial, assim como seus utensílios e todo material de propriedade da paróquia. Tudo regido por normas bem estabelecidas, visando sempre sua conservação e boa utilização.
Tem a responsabilidade de manter o Livro dos Voluntários e zelar pelo regulamento de bingos e festas.
Tem a responsabilidade de envolver mais pessoas nos trabalhos das festas e eventos, para que a maior parte possível de paroquianos possa ter a alegria de contribuir com seu próprio trabalho.
Estilo de trabalho
A Equipe de Eventos (EDEV) é chamada a fazer dos eventos e festas paróquias, um real momento de confraternização, de harmonia e vivência comunitária. Zelar para que cada um possa doar o melhor de si, mantendo assim um clima de generosidade e alegria entre todos.
O estilo comunitário e fraterno do seu trabalho, não impede que a equipe adote um método, que permita a fácil organização dos eventos e sua repetição. Não se admite, portanto, improvisações e interferência de pessoas não autorizadas. A equipe zela pelo respeito das regras, devidamente resumidas na apostila “Trabalho da Equipe de Eventos na Paróquia Sagrado Coração de Jesus”, e cada mudança destas regras é registrada após consulta a toda a equipe, com a participação do pároco.
Na convocação de pessoas para os trabalhos, a EDEV, procura envolver todas as pastorais da comunidade, seus agentes e familiares, para que haja uma distribuição de tarefas e uma co-participação que represente o espírito de partilha que anima a paróquia, para que ninguém fique excluído, a não ser que queira estar fora dos trabalhos. A EDEV deve insistir em repetir sempre seus convites.
Na organização dos eventos, a EDEV procura viver o espírito de sobriedade e simplicidade que é próprio do evangelho. Para que as festas tenham um justo beneficio econômico, procura-se não comprar aquilo que se pode ganhar. Os agentes da EDEV não se alimentam gratuitamente com os produtos da festa, pois estes são pagos em espírito de partilha e sentido ético do trabalho. A coordenação e o pároco cuidam para que as pessoas envolvidas nos trabalhos se alimentem o necessário, e descansem o suficiente.
Todo o trabalho deve ter em vista criar ambientes festivos, bonitos e acolhedores, mesmo usando recursos simples, baratos e vistosos.
Coordenadores: Roberto Donizete Ferreira
eventos@scjpocos.com