Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Voz do Pastor › 12/06/2012

Vida Eucarística

 

 

Por muito tempo se considerou a Fé como um ato no intelecto humano. Na verdade a parte intelectual é apenas uma parte do ato da fé. Ter fé significa seguir Jesus, viver como ele, construir o Reino de Deus, reino de Justiça e amor. Logo entendemos que a fé não é apenas um esforço intelectual, mas uma maneira de viver, uma maneira de se posicionar neste mundo, escolhendo o evangelho como fonte dos valores que abraçamos e vivemos.

Acreditar na Eucaristia também não é um ato intelectual: acreditar na presença real de Cristo no pão e no vinho. Acreditar na Eucaristia, presença real de Cristo nas espécies eucarísticas, é viver a vida segundo o exemplo de Jesus, que repartiu sua vida com todos e derramou seu sangue por amor da humanidade e para dar a todos a chance de redenção. Viver a vida eucarística é conceber a própria vida como um dom para os outros: a busca do bem, a busca da paz, a construção da justiça, o empenho solidário com a humanidade mais sofrida.

Quando comungamos a Santa Eucaristia, comungamos também as palavras de Jesus, seus ensinamentos, seus exemplos e atos de amor; comungamos a sua postura de libertar os oprimidos e se distanciar dos poderes injustos.

A vida eucarística significa também vida em comunidade, acreditar na comunidade reunida ao redor da Eucaristia. A Igreja proíbe os sacerdotes de celebrar a missa sem a presença da comunidade, nem que seja representada por uma pessoa só. A Eucaristia, a Santa Missa é um ato comunitário por excelência. Assim como o pão é feito a partir de muitos grãos, a Santa Missa acontece quando muitas pessoas que estavam separadas se reúnem na mesma assembleia, formando um só corpo e uma só alma.

Precisamos entender que a espiritualidade eucarística nos leva a chamar Deus de Pai Nosso e não deveríamos rezar dizendo “meu Pai”. No momento da eucaristia somos uma comunidade reunida. Claro que isso não impede que tenhamos momentos de oração íntimos com Deus.

Vida eucarística é, portanto, reconhecer que Deus me deu os irmãos para que eu possa provar para ele o meu amor. A grande herança que Jesus Cristo nos deixou é o mandamento novo: “Amai-vos uns aos outros”!

Sirva para todos nós o grande exemplo da Santa Madre Teresa de Calcutá: “Quando me levanto vou adorar Cristo presente na Santa Eucaristia e depois saio pelas ruas a fim de encontrar o Cristo presente nos pobres abandonados pelas ruas da cidade”. Comungar a Eucaristia é receber o alimento para ser um outro Cristo. Acreditar na Eucaristia é viver uma vida eucarística.