Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 25/12/2013

Uma luz brilhou para nós

 

Uma luz brilhou para nós.

Uma luz que não podemos confundir com o brilho do sucesso, de realizações materiais, da saúde perfeita, de uma vida sem problemas.

Nem tudo que fazemos é sucesso, nem tudo que almejamos se realiza,  a saúde lida com falta de saúde, problemas existem e são desafios que nos fazem crescer.

È nesta vida real que a luz do Natal brilha para nós. Vida que foi real para Maria e José que acolheram o Salvador na pobreza de uma gruta usada como estábulo, deitado numa manjedoura, fugindo depois no Egito por três anos por causa da loucura de Herodes.

 

Que esta Luz brilhe em cada um de nós. Luz que supera o lado sombrio do nosso viver cheio de tantas contradições. Que ela nos leve a buscar o melhor de nós em todos os dias da nossa vida. Que esta luz não fique escondida em nós, mas possa brilhar no nosso testemunho, numa vida mais apaixonada e mais coerente com o que de mais verdadeiro Deus plantou dentro de nós. Sem brigas, mentiras, maledicências, vinganças usemos nossas energias para construir o bem, o justo, a paz!

Uma luz que ilumine nosso ser mais intimo para que nada e ninguém possam nos roubar a alegria de viver e o amor a vida.

 

 

Que esta luz brilhe na família. A luz que resgata sua plena vocação de gerar amor, carinho, ternura, confiança, auto-estima e laços que nada pode romper. Uma luz que brilha no coração e nos leva a dar o melhor àqueles que amamos, nos leva a ser família com todos, sem preconceitos, com disponibilidade e  a misericórdia de quem acredita que o perdão é vida.

 

Que esta luz brilhe na nossa Igreja. Seguindo a Luz que se reflete em papa Francisco sejamos mais abertos, mais missionários indo ao encontro de todos. Que esta luz nos faça amar mais a Igreja, a nossa comunidade: que possamos zelar por ela, cuidar dela. Que a Igreja pare de se preocupar  apenas em dizer o que não devemos fazer e nos mostre mais como temos que viver, amar, perdoar, ajudar, rezar. A partir da ultima quarta feira de Janeiro estarei celebrando nos bairros, em suas casas, todas as semanas, para que Cristo possa visitar a todos, possa falar com todos.

 

Que esta luz brilhe na nossa fé para que entendamos que rezar significa “estar” com Deus, acolher o Emanuel, Deus conosco, para que nasça, viva e faça demora no nosso coração.

 

È por essa luz que desejo a todos um Natal sereno e de paz.

Feliz Natal que desejo partilhar com o menino que me pediu de presente um lanche.

Com Olavo que apesar de criança luta para retomar  uma vida com saúde, com dona Célia que visitei a semana passada e está na cama, e com todos os doentes da comunidade.

Feliz Natal que partilho com os 6 meninos que nesta noite estão na casa Menino Quero, porque no Natal deles não tem a  ternura de uma um pai e uma mãe.

Feliz Natal que partilho com quem vive esta noite santa nos Hospitais, nos asilos, nas cadeias e também em todos os lugares onde a vida não é humana.

Partilho com todos eles porque eu que tenho o alimento, a família, o carinho, a saúde e a liberdade, não tenha a coragem de não viver um Natal Feliz!