Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Voz do Pastor › 13/11/2009

Uma história feita de povo, aniversário dos 10 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Quando iniciamos essa aventura maravilhosa de constituir a Paróquia, jamais poderia imaginar tudo que veio acontecer nestes primeiros dez anos da nossa história.

No começo de tudo tiveram dois momentos que considero fundamentais: as reuniões feitas no então Externato Maria de Lourdes, com um grupo pequeno de pessoas. Entre elas me lembro de Marta e Guilherme, Cezarino e Selma, Toninho e Leila, ..e outra que hoje não fazem parte mais da comunidade. A Cidade de Poços de Caldas estava na febre da fundação da Paróquia São Paulo Apostolo, e a construção da Igreja em tempo recorde de 6 meses. Confesso que estava iludido que ia ser um processo parecido. Mas na realidade caminhamos de maneira bem diferente, sem muito barulho, mas com a participação de pessoas dedicadas e responsáveis.

Um segundo momento foi uma reunião na casa da dona Teresa e Toninho, na rua Bolívia. Desta vez a garagem lotou de pessoas e todos se empenharam a se unir ao primeiro grupinho de pessoas para criação da paróquia. Naquela oportunidade senti que para as pessoas estava sendo um verdadeiro ato de fé. No dia 08 de abril de 1999 começou a celebração da Missa as 18 horas no Externato Maria de Lourdes. No dia 22 de maio foi celebrada a primeira Missa no galpão da Rua Canadá.

Comecei também a celebrar a Missa das 8 da manhã na Igreja São José. Nasceu assim a Paróquia com 3 lugares diferentes de celebração e 3 comunidades que começaram a reunir numerosos bairros e a aceitar o desafio de ser uma paróquia.

A partir daí foi uma luta feita de povo mesmo. Nunca mais me senti sozinho, Formamos o Conselho Pastoral , os primeiros Ministros Extraordinários da Eucaristia, e nasceu a Pastoral do Dizimo. Fizemos o primeira festa paroquial chamada QUISIFEST.

A escolha do nome da Paróquia foi uma raridade de participação popular: tivemos uma verdadeira eleição; no primeiro turno todas as pessoas tinham direto a escolher o nome de um santo. Nasceu assim a lista de uns 18 nomes. Foi feita a primeira votação e nos primeiros 3 lugares foram votados o Sagrado Coração de Jesus, Santa Teresinha e a Rainha da Paz. Na votação de segundo turno ganhou o Sagrado Coração de Jesus. A Rainha da Paz chegou em segundo lugar e por isso decidimos de dar este nome a comunidade do Externato. A Comunidade São José já havia seu nome a muito tempo.

No dia 21 de Novembro de 1999 com uma solene celebração foi oficialmente instituída a Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Tudo que depois aconteceu foi fantástico. Não posso esquecer as primeiras Semanas Santas, com longas procissões. Maravilhosos dias em Louvor a Nossa Senhora Aparecida. As festas bem participadas. O nascimento de todas as pastorais. O grande trabalho totalmente novo da Pastoral da Criança. Os belíssimos cursos de Teologia com prof. Blank; os cursos bíblicos e de liturgia.

O povo de Deus se uniu e conseguimos a total Reforma da Igreja São José e a Construção da Igreja do Sagrado: muitas formiguinhas trabalhando, festas e festas, campanhas bem sucedidas como a famosa “Campanha dos Tijolinos”!

Enfim um história feita de povo onde todos foram importantes e ninguém foi “mais importante”. Na cidade e na Diocese fomos conhecidos e admirados como o Povo do Sagrado e muitas vezes citados como exemplo de verdadeira comunidade.

Hoje celebrando 10 anos gostaria de falar ao coração de todos que participaram desta maravilhosa história e chamar a todos para agradecer a Deus que nos fez participar de tudo isso. Gostaria de falar a cada hum para resgatar a vontade de ser uma comunidade “escola de amor”, resgatar a opção de ser povo de Deus que caminha junto. Não duvida que não é uma história de perfeição: andamos muito, caímos, levantamos, falhamos, acertamos, mas fizemos uma história que envolveu muitas pessoas e resgatou muitas famílias.

Por isso convido todos a participar com alegria e gratidão as festividades deste 10 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus com as suas 3 comunidades do Sagrado, da Rainha da Paz e de São José: uma história feita de Povo!!