Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 10/06/2014

Solenidade de Pentecostes“O Espírito Santo: a lei do coração”

 

Neste domingo de Pentecostes terminamos o tempo pascal com a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos com medo. Podemos dizer que foi neste dia que os apóstolos entenderam que para continuar a obra de Jesus precisavam vencer o medo e se deixar conduzir pelo Espírito Santo a evangelizar o mundo.

Lucas é o único entre os evangelistas que nos relata este dia, mas não no seu evangelho, mas no livro dedicado ao nascimento da igreja, os Atos dos Apóstolos.

Precisamos saber que Pentecostes, que significa 50 dias, era uma festa judaica que celebrava a entrega das taboas da Lei a Moisés no monte Sinai. A Lei era a base da aliança com Javé. Lucas enxerga no dia de Pentecostes uma nova Lei: a lei do Espírito Santo que, como transformou os apóstolos, transforma também o nosso coração. Ouvindo o seu relato não podemos não nos lembrar da linda profecia do profeta Ezequiel: “Derramarei sobre vocês uma água pura, e vocês ficarão purificados. Vou purificar vocês de todas as suas imundícies e de todos os seus ídolos. Darei para vocês um coração novo, e colocarei um espírito novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne. Colocarei dentro de vocês o meu espírito, para fazer com que vivam de acordo com os meus estatutos e observem e coloquem em prática as minhas normas. Então vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados: vocês serão o meu povo, e eu serei o Deus de vocês.”

A lei do Espírito Santo é a lei do coração novo, um coração de carne que tem a Lei de Deus escrita no Coração: é a nova Aliança. A descida do Espírito Santo realiza no coração dos Apóstolos a Nova Aliança instaurada por Jesus Cristo.

Os fariseus e os doutores da Lei tinhas transformado os dez mandamentos das taboas da lei em 613 leis baseadas na lei da pureza, dividido as pessoas entre puros e impuros. Jesus Cristo reuniu toda a lei em duas: Amar a Deus com todo o coração e ao próximo como a si mesmo.

Com o Pentecostes se realiza plenamente a profecia da nova aliança. Os dons do Espírito Santo se baseiam todos no coração novo, no amor de Deus. Nenhum carisma pode ser verdadeiro fora do amor de Deus. Nenhum carisma do Espírito é dado para dividir, mas só para unir e construir a Igreja.

Vinde Espírito Santo e renova meu coração é a invocação que podemos fazer todo dia, para que o Amor de Deus se manifeste em nossa vida. Vinde Espírito Santo é a invocação que podemos fazer nas hora difíceis, na hora de decisões importantes, não hora da necessidade de perdoar. A sequencia do Espírito Santo da liturgia de Pentecostes, pode der uma oração que venha a fazer parte da nossa vida:

Espirito de Deus, enviai dos
céus um raio de luz
Vinde, Pai dos Pobres, dai aos
corações vossos sete dons
Consolo que acalma, hóspede da
alma, doce alivio, vinde!
No labor, descanso, na aflição, remanso, no calor, aragem,
Ao sujo, lavai. Ao seco, regai. Curai o doente
Dobrai o que é duro, guiai no
escuro, o frio aquecei
Enchei, luz bendita, chama que crepita o íntimo de nós
Sem a luz que acode, nada o
homem pode, nenhum bem há nele
Dai a vossa igreja,
que espera e deseja, vossos sete dons
Dai, em premio ao forte, uma santa
morte, alegria eterna. Amém
Dai, em premio ao forte, uma santa
morte, alegria eterna. Amém