Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:

Setembro, mês da Palavra de Deus, reflexão sobre o perdão

 

Queridos irmãos e irmãs, refletimos muito no mês de setembro sobre o perdão, a misericórdia de Deus para conosco. Mas o pedido de Deus para nós também é que perdoemos nossos irmãos e irmãs até mesmo os nossos inimigos.

Então podemos dizer que o perdão foi a pauta deste mês de setembro, nos mostrando a misericórdia de Deus, como exemplo para nós sermos pessoas misericordiosas com nossos irmãos e irmãs.

Finalizando o mês das Sagradas Escrituras, percebemos que os textos da liturgia nos mostram Deus que está acima de todas as coisas. O profeta Isaias (55,6-9) já nos diz “Buscai o Senhor enquanto pode ser achado, invocai-o enquanto está perto”. É o sentido que nós encontramos em Deus na sua misericórdia e no seu infinito amor. Ele é amor, pois deu seu próprio Filho para nossa salvação.

E aí nós ouvimos São Paulo, na segunda leitura aos Filipenses (1,20c-24.27a), mostrando o que é melhor para minha vida ir para a presença de Deus e que seria a morte ou continuar ainda a minha missão. Ele nos fala que é lucro para ele estar na presença de Deus, mas ele tem uma missão a ser cumprida, como todos nós temos a nossa missão a ser cumprida seja você como pai, como mãe, como avô, como Avó; enfim dentro de todo o contexto da comunidade, na sociedade, nós temos a nossa missão para cumprirmos.

O Evangelho (Mt 20,1-16a) vem nos dizer uma coisa que eu tenho absoluta certeza e que a maioria de vocês pode não concordar: “quem trabalha mais, deve ganhar mais, quem trabalha menos, deve ganhar menos” e aí está o sentido de toda a nossa liturgia, porque Deus não vai olhar – ah eu fiz uma coisa boa hoje, ganho 10 pontos; amanhã aconteceu alguma coisa eu vou perder 5 – não!…. Nós estaremos sempre ganhando com Deus no sentido daquilo que nós estamos fazendo.

Se nós professamos a nossa fé, se nós vivemos o nosso compromisso cristão, se nós damos exemplo para os nossos irmãos e irmãs, principalmente em relação ao perdão, Ele está nos acolhendo, Ele está vendo como nós estamos procedendo, por isso a segunda leitura é a chave de dizer eu tenho uma missão e tenho de cumpri-la. Para mim seria muito melhor já estar na presença de Deus, nós não sabemos nem o dia e nem a hora. Hoje nós estamos aqui, amanhã talvez não. Mas é hora de a gente assumir a nossa fé e o nosso compromisso para que o amor de Deus seja o resgate de cada indivíduo e para que possamos estar na sua presença.

Que o amor de Deus permaneça em nossos corações e que não tenhamos uma visão capitalista da sociedade, mas que tenhamos uma visão da fé, a fé que nos traz o verdadeiro sentido do Amor de Deus para cada de nós.

Deixe o seu comentário