Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Notícias › 14/10/2014

Schoenstatt, cem anos em Aliança de Amor

 

A Obra Internacional de Schoenstatt está completando cem anos de vida, e as celebrações jubilares acontecem no lugar de fundação, em Vallendar, na Alemanha, em Roma e em todo o Brasil.

“Quando Deus quer interferir na história da humanidade, ele escolhe o que é pequeno, a fim de que fique clara a grandeza de seu amor misericordioso e de seu poder”. Um jovem sacerdote, alguns adolescentes, uma velha capela de cemitério e uma guerra mundial que atemoriza toda a humanidade: este foi o cenário que Deus escolheu para o início da Obra Internacional de Schoenstatt, no dia 18 de outubro de 1914, na pequena cidade de Vallendar, na Alemanha.

Um caminho de aliança

A Aliança de Amor com Maria, semeada no coração do Pe. José Kentenich, tornou-se uma gigante árvore que enlaça corações pelos cinco continentes do planeta e produz frutos missionários em toda a Igreja. O Movimento, com uma pedagogia e espiritualidade mariana próprias, fundamentada na Aliança bíblica, é uma grande contribuição para todo o que quer aplicar a fé na vida diária, por meio da prática do andar na presença do amor paternal de Deus. A estrutura da Obra abrange todos os estados de vida, desde seis Institutos Seculares a outras modalidades, das quais fazem parte sacerdotes, consagrados, famílias, jovens e crianças.

O Brasil, há 79 anos, participa nessa história de Aliança e desdobra esse carisma de modo criador pelos milhares de pessoas que pertencem ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, especialmente pelas iniciativas como a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e o Terço dos Homens Mãe Rainha, que aqui surgiram e atingem mais de três milhões de famílias, só em nossa terra.

Dias de renovação e de gratidão

Por isso, em atitude de pequenez confiante e gratidão filial, pelas maravilhas que Deus realizou em cada dia dos cem anos de história, a Família Internacional de Schoenstatt se reúne para agradecer a Deus, mergulhar novamente no espírito de origem, renovar a Aliança de Amor e ser enviada para os novos cem anos.

De 16 a 19 de outubro, quase dez mil schoenstattianos, de 50 países, reunidos com o delegado papal, Cardeal Giovanni Lajolo, várias outras autoridades eclesiásticas e civis, celebram o centenário da Fundação da Obra de Schoenstatt, no lugar de origem, na Alemanha. Serão dias de renovação e de gratidão.

De 23 a 26 de outubro, imersa no espírito de origem, a Família de Schoenstatt estará em Roma para celebrar junto com o Papa Francisco, sendo recebida por ele, em uma audiência especial, no dia 25, às 11 horas. Queremos ser por ele enviados como missionários, como Igreja que vai ao encontro de todo aquele que se encontra em alguma situação de periferia, comprometidos na edificação de uma Cultura da Aliança.

O Brasil celebra o momento kairós

No Brasil, as celebrações do centenário da Aliança de Amor acontecem em centenas de catedrais, milhares de paróquias e cidades, do norte ao sul do país. Neste link há uma pequena amostra:

(http://www.maeperegrina.org.br/no-meu-local-sera-assim)

A festa do centenário é um momento kairós, que enlaça as graças e o espírito de origem com o momento presente e nos compromete com o futuro. Renovamos a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha de Schoenstatt, para ajudá-la na missão que Deus lhe confiou, nos Santuários de Schoenstatt: edificar uma cultura da Aliança. Fortalecer a rede de aliança que parte de Deus, vincula no amor cada pessoa humana e se estende numa aliança de solidariedade entre diferentes culturas e gerações, num compromisso corresponsável pela vida no planeta.

A Rádio Vaticano transmitirá ao vivo, direto da Sala Paulo VI, no dia 25 de outubro, a partir das 7h50, o encontro da Família de Schoenstatt com o Papa Francisco.

Por Rádio Vaticano

– See more at: http://noticiascatolicas.com.br/schoenstatt-cem-anos-em-alianca-de-amor.html#sthash.OAcPvhQP.dpuf