Santa Maria: um reflexão sobre a juventude. Ouça!
Cidade do Vaticano (RV) – A comoção nacional que a tragédia em Santa Maria provocou aos poucos vai dando espaço à averiguação das causas que provocaram esse drama, que ceifou a vida de 235 pessoas, em sua maioria jovens.
Neste ano que a Igreja brasileira está focalizada na juventude, com o tema da Campanha da Fraternidade em 2013 e com a JMJ Rio no Rio de Janeiro, o episódio em Santa Maria nos leva a refletir um pouco mais além, e muitos bispos e sacerdotes se interrogaram: que Deus nos quer dizer com isso?
A juventude é o fulcro do trabalho da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, no Rio de Janeiro, administrada pelo Padre Renato Chiera. Padre Chiera visitou a Rádio Vaticano esta semana, e comentou a tragédia em Santa Maria:
Gostaríamos de expressar uma participação profunda. É um drama muito grande que está acontecendo na véspera da Campanha da Fraternidade, na véspera da vinda do Papa. Por que aconteceu isso? Eu penso que Deus quer nos dizer alguma coisa. Com o martírio, porque disso se trata, de mais de 230 jovens, talvez Deus queria dizer: ‘a juventude está sofrendo’. Quer dizer à Igreja, quer dizer à humanidade. A juventude está sofrendo, está derramando seu sangue. Temos essa juventude que morreu agora asfixiada numa boate onde estavam tentando se divertir. Mas temos milhares de jovens que estão sendo mortos pela droga, pelo craque, pela violência entre eles e entre grupos. Deus quer nos falar alguma coisa: o Papa vem ao Brasil e tem que entrar no sofrimento, no drama dessa juventude, assumir, como Jesus que veio na terra, absorver e dar esperança.
Além da Casa do Menor, Padre Renato Chiera trabalha na cracolândia e ele fala ainda dessa realidade. Clique acima para ouvir a reportagem completa.
(BF)