Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Destaques › 25/11/2021

SAGRADO 22 ANOS – Um povo que fez e faz história – Texto de Padre Graziano é lido no dia do aniversário da paróquia

 

(Texto de padre Graziano 21 novembro 2014) 

Neste mês não posso deixar de comemorar a nossa história. Voltar atrás na memória me faz lembrar os momentos importantes dos primeiros passos.  

No ano de 1999, terminada a Semana Santa, deixei a Paróquia São João Bosco, onde era vice-pároco (vigário), com o mandato de constituir uma nova paróquia, que seria criada dentro do território da paróquia da Basílica Nossa Senhora da Saúde. Recebi provisoriamente a nomeação de vigário paroquial da Basílica. Foi feita a divisão do território, que corresponde à paróquia atual, onde a única igreja que existia era a de São José, mas precisou esperar um mês para mons. Trajano se despedir e me apresentar a comunidade.  

Em maio comecei a celebrar a missa das 8 horas na Igreja São José, que continua até hoje. Nesta igreja, o dia 14 de julho de 1999 foi feito o primeiro Batismo, registrado na paróquia, e no dia 16 de outubro o primeiro casamento, mesmo que a fundação fosse em novembro. 

Convidei para um encontro, no Externato Maria de Lourdes Freitas, pessoas do bairro Del Rey, Vivaldi Leite e São José. Não éramos mais do que dez e anunciei que começaria uma nova paróquia. Depois, tivemos uma primeira missa na mesma escola, no dia 18 abril 1999, um domingo à tarde. Vieram muitas pessoas para prestigiar o início da nova paróquia. Lembro que os domingos a seguir a participação era o nosso grande desafio; eu e a equipe que ajudava a preparar aguardávamos ansiosos a chegada das pessoas e às vezes ficávamos angustiados pelo pequeno número. De fato, quando se inicia algo novo, a dúvida é sempre a mesma: será que vai dar certo?  

Preparar a missa era muito trabalho: precisava varrer o ginásio, que por ser aberto nas laterais era sempre empoeirado, colocar as cadeiras, montar o altar e enfeitar um pouco. Havia muita dedicação nas pessoas e muitas delas vão comemorar os 15 anos ainda atuando na paróquia. Logo depois um casal de amigos atendeu o nosso pedido e nos emprestou um galpão na rua Canadá. Começamos a celebrar então nesse local no dia 22 de maio. Seguiram-se 7, 8 meses tentando reunir a comunidade e despertar o desejo de formar uma nova Paróquia. Havia entusiasmo, mas poucos meios.  

Finalmente, no dia 21 de novembro de 1999, Dom José Geraldo, bispo da nossa diocese de Guaxupé veio celebrar a Fundação da nova paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Com ele estavam os padres da cidade: Mons. Trajano, Padre Romeu, Padre Divino, Padre Milton. Por isso este dia ficou para sempre como o dia do nosso nascimento. Era um grande esforço para todos.  

Para mim que durante muitos meses, para almoçar, recebia diariamente a doação de uma marmita, a Basílica pagava o aluguel da casa. Eu não tinha condição de ter um pró-labore, e graças a um “chá de padre”, organizado pelos amigos, pude colocar na casa os primeiros pratos, talheres, copos, panelas e outras utilidades. Com uma doação dos meus pais da Itália, fui atrás da compra de móveis e armários de uma fábrica da região, que não podia comerciá-los porque estavam com defeito e assim comecei a mobiliar a casa e estes móveis ainda estão em casa prestando seu serviço!  

A comunidade também precisava encarar muitos desafios. Para poder pagar as cadeiras que colocamos na rua Canadá e os materiais mais urgentes para as celebrações, organizamos o 1º Quissifets, ocupando uma parte da rua em frente ao galpão, que era a nossa igreja. A festa foi bem sucedida e nos anos a seguir vieram outras.  

Em 24 junho de 2001 foi feita a celebração da posse da Pedra Fundamental no local onde seria construída a Igreja, e começamos os trabalhos para  sua construção, fazendo as fundações e o salão paroquial que, a partir de 30 de maio de 2002, dia de Corpus Christi, passou a ser a nova e provisória sede da paróquia, enquanto na parte de cima continuava sendo construída a Igreja, que seria inaugurada, consagrada e aberta ao culto no dia 15 de junho de 2007, com a dedicação oficial ao Sagrado Coração de Jesus. A celebração foi inesquecível, presidida pelo Bispo dom José Geraldo e com a participação de muitos sacerdotes e cerca de 1.000 pessoas. Foi bom lembrar isso, porque quem não lembra o seu passado não pode construir seu presente. Dedico esta grata lembrança a todos que de uma forma ou outra fizeram parte de tudo isso.  

Omiti voluntariamente qualquer nome porque seriam muitos e poderia esquecer alguns. Existe também uma história mais preciosa e difícil de contar aqui, que é feita das orações, as emoções, as conversões, as curas, os encontros das milhares de pessoas que puderam se encontrar com Deus graças a vida desta paróquia do Sagrado. 

Eu sou sagrado, eu sou feliz!! 

Deixe o seu comentário