Retomando à Caminhada
Na sua vida, Jesus nos ensinou a caminhar. O seu ministério junto aos apóstolos foi de missionário e andarilho. Jesus não parou mais. Quem se fazia discípulo de Jesus, seguia-o pelo caminho. O primeiro grupo de seguidores de Jesus não era chamado de cristãos, mas “O caminho”. Caminhar, portanto, é a característica do cristão. Jesus mesmo se definiu assim: “Eu sou a verdade, o caminho e a vida”!
O nosso caminhar é espiritual. Mesmo numa cama de hospital é possível caminhar atrás de Jesus. Mesmo sem sair de casa.
O que realmente não é possível neste caminhar é não sair de si mesmo. Não caminha com Cristo aquele que vive apenas para si mesmo. O nosso caminhar é crescimento humano e espiritual. Caminhar é evangelizar nosso coração. Caminhar é construir a civilização do amor. Sempre me tocou profundamente um poema de Mário Quintana:
‘Deficiente‘ é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
‘Louco‘ é quem não procura ser feliz com o que possui.
‘Cego‘ é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
‘Surdo‘ é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
‘Mudo‘ é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
‘Paralítico‘ é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
‘Diabético‘ é quem não consegue ser doce.
‘Anão‘ é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
a amizade é um amor que nunca morre.
Quero retomar esta caminhada que me faz crescer, me torna mais gente, me torna mais de Cristo. Vamos vencer juntos nossa deficiência, nossa loucura, nossa cegueira, nossa surdez, nossa mudez, nossa paralisia, nosso diabetes, nosso nanismo, nossa miséria segundo a expressão tão sabia do Mário Quintana. Com certeza o nosso 2011 será repleto de conquistas. Não dá para ficarmos parados. Caminhar é preciso.