Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Destaques › 27/02/2015

Quaresma – Reflexão – Padre Graciano – “Deserto e Missão”

 

Quem não se coloca a caminho, jamais conhecerá a imagem de Deus, jamais encontrará a face de Deus. Os cristãos sentados, quietos, nunca descobrirão o rosto de Deus, jamais o conhecerão. Para caminhar, é preciso uma certa inquietude, que o próprio Deus colocou no nosso coração e que nos leva a buscá-lo dia-a-dia”.

Que Deus nos dê a graça da coragem de nos colocarmos a caminho, para buscar o rosto do Senhor, aquele rosto que um dia veremos, mas que aqui, sobre a Terra, temos que procurar” arriscando nos caminhos da vida.

Achei que estas expressões iluminadas, como sempre, do Papa Francisco, podem dar um rumo a nossa quaresma. Na quaresma se fala bastante do tripé: oração, penitencia e esmola e tive um novo entendimento delas a partir destas frases do papa. Os cristão sentados nunca descobrirão o rosto de Deus. Isso ressoa muito forte e nos alerta sobre uma fé parada, de zona de conforto, de comodismo. Como é difícil a atitude da busca de Deus. Como é difícil abrir o nosso coração a Deus. Na realidade se percebe como é difícil que os homens tenham a coragem até de questiona suas atitudes, seus modelos de vida. Mesmo em relação a nos mesmos nos conhecemos em superfície e não sabemos olhar para dentro de nós; na verdade a maioria das pessoas não se conhecem. O papa lembrava neste mesmo texto que somos criados e imagem de Deus e que não podemos nos conhecer se não conhecemos a imagem de Deus. Buscando a Deus acabamos nos conhecendo por dentro. Quem se conhece é capaz de orientar melhor sua vida. Quem não se conhece tem muita dificuldade em gerenciar suas emoções, sentimentos, pulsões e isso causa muita insatisfação e tristeza.

Entendo a Quaresma como este tempo muito especial para conhecer a imagem de Deus. Oração, penitencia e esmola então se tornam instrumentos de busca interior. Aprender a encontrar a Deus nos revezes da vida, nas situações mais comuns. Nos perguntar sempre onde está Deus? O que Deus me revelou com aquela pessoa, com aquele fato? A nossa oração se torna uma contemplação. Pela penitencia aprendemos a nos mar mais, fortalecendo nossa vontade, nossa capacidade de escolher o que é bom. Pela esmola aprendemos que Deus está presente no irmão, especialmente aquele que sofre e é mais necessitado de ajuda material e espiritual. Não existe apenas pobreza de pão, existe pobreza e fome de Deus e a maioria não percebem isso, não sabem que suas vidas estão precisando de Deus. Isso acontece com nós também, e buscar Deus significa reconhecer que minha vida é pobre de Deus e que preciso me abrir mais a Ele.

Então não ficamos sentados, parados, acomodados. Aprendemos a caminhar na busca de Deus que está mais próximo de nós de quanto podemos imaginar, mas não estamos enxergando a sua presença.

 

Deixe o seu comentário