Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 27/02/2012

Quaresma para se aproximar de Deus (1º Domingo)

 

No Evangelho de hoje ouvimos o relato de Marcos sobre  a tentação de Jesus. Um relato muito simples de apenas duas linhas, o qual nos diz que Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado 40 dias por Satanás. Na tentação, Jesus abraça plenamente a sua humanidade, sentindo dentro de si a nossa fraqueza, nossas contradições e a possibilidade de escolher um caminho errado, longe do plano do Pai.

Neste Evangelho temos também a proposta de Jesus: “Convertei-vos e acreditai no Evangelho”: é exatamente a proposta para o tempo de Quaresma.

Conversão que não deve ser interpretada em sentido moralista, isto é na mudança de alguns comportamentos exteriores, mas numa aceitação mais ampla do Evangelho e a aproximação de Deus. Conversão significa se aproximar de Deus com todo coração e com toda nossa inteligência. Neste sentido, vale a pena lembrar que a perfeição de um cristão não está na ausência de erros ou pecados, mas na decisão de caminhar sem parar, buscar sempre mais, crescer, cair e se levantar, não desistir.

Temos também um número que nos ajuda neste entendimento: 40.

Foram os dias da chuva no qual Noé ficou no barco; 40 anos o caminho no deserto rumo a terra prometida; 40 dias Jesus é tentado no deserto; 40 dias a quaresma. Este número indica um caminhar, uma purificação, um tempo necessário para a mudança. Nos mostra que  ninguém muda de um dia para o outro, mas precisa de um certo tempo de luta, de busca, de caminhada. Quaresma é esse tempo. Aquilo que aprendemos tem que mudar nossa vida para sempre. Em poucos meses de escola primaria aprendemos  a  ler e escrever, e isso fica para vida inteira. Também na quaresma precisamos buscar alguma mudança que permaneça na nossa vida e que não acabe com a Quaresma. Se é verdade que conversão é caminhar, então os passos que daremos na quaresma deverão nos  aproximar de Deus em maneira definitiva, teremos crescido, seremos outras pessoas. O sentido do jejum, de atos caridade, de qualquer penitencia não deve ser algo de momento, mas oportunidades para causar em nós uma mudança definitiva, um passo par frente, um degrau a mais.

Uma boa Quaresma a todos.

Deixe o seu comentário