Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 18/06/2012

Plantar sementes de Deus – XIº Dom Comum 17 de junho

Todo ser humano tem em si o desejo de melhorar sua situação de vida; esse desejo inclui o querer um mundo melhor, sem guerras, opressão, violência e miséria material e moral. Se abrimos mãos deste sonho acabaremos desanimando e não acreditando mais que vale a pena se empenhar para mudar a situação. Já se ouve muito a fala de pessoas que não acreditam mais em nada, em nenhuma mudança, e por isso sem empenho nenhum.

Não podemos e nem devemos desanimar. O evangelho de hoje mostra o pensamento de Jesus a respeito disso. Ele nos convida a acreditar em algo extremamente pequeno como uma semente de mostarda. Esta semente gera uma arvore grande que abriga muitos pássaros. Da mesma maneira Jesus nos ensina que nada de que fazemos de verdadeiro, justo e bondoso, será desperdiçado e não será inútil. Para Jesus o mundo melhor começa no coração de cada pessoa que se dispõe a construir o Reino de Deus, reino de justiça e de amor.

Jesus nos convida a acreditar em nós e naquilo que podemos fazer de bom. Ele nos da uma esperança viva de que o mundo vai mudar para melhor a partir da mudança de cada um.

Por isso precisamos ser os primeiros a ser honestos, sinceros, não violentos, justos, respeitosos. Bem diferente do desanimar, Jesus nos anima a viver os valores do Reino de Deus como uma força capaz de transformar o mundo. Transformação que acontece dentro de nós e depois continua na família, na comunidade, no bairro, na cidade…!

Temos que começar, dar o pontapé inicial sem esperar os outros. Assim podemos plantar no mundo sementes de Deus, sementes do amor, da justiça e da paz.

Vamos começar logo, sejamos semente de Deus nesta história tão difícil dos nossos tempos.

Tags: