Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 17/06/2011

Pentecostes -Junho 2011

Hoje é uma festa solene e importante para a Igreja. O Espírito Santo é derramado sobre os apóstolos que começam sua atividade missionária sem mais parar. O Espírito de Deus habilita os apóstolos a falar todas as línguas, isto é, se tornam capazes de tocar o coração das pessoas. Fala-se muito e em maneira parcial sobre o Espírito Santo! A Palavra de Deus é muito respeitosa e nos define o ESPÍRITO com muitas imagens: luz, água viva, fogo, brisa leve, consolador, paraclito…

Não podemos esquecer que o Espírito Santo é uma pessoa divina. O Pai e o Verbo existem eternamente na SS. Trindade; o amor do Pai é para o filho eternamente e plenamente. O nosso Deus não é um ente solitário, mas uma união de mais pessoas, uma comunhão, uma relação. Este amor que circula eternamente entre o Pai e o Filho é o ESPÍRITO Santo, o amor trinitário na terceira pessoa da Trindade.

Este AMOR é derramado em nossos corações pela efusão do Espírito Santo, é um amor que nos envolve e nos compromete totalmente com o Plano do Pai. Por isso temos estas imagens lindas como a do “fogo que abrasa”. O nosso coração se aquece. Passamos a viver a fé com um novo entusiasmo, um ardor, porque entendemos que o mundo sem o AMOR-ÁGAPE fraterno não tem solução.

Esta efusão do ESPÍRITO não é dada uma vez por todas. Existe a etapa inicial, que pode ser um momento extraordinário. Depois, a efusão continua em tantos outros momentos, no qual somos tocados pela graça de Deus.

A efusão do Espírito Santo nos torna novas pessoas, novos homens e mulheres. A nossa maneira de pensar e de agir se aproxima cada dia mais da maneira de Cristo. Para que tudo isso aconteça é necessário o nosso sim a Deus. Ele não age na nossa vida se nós não queremos. O senhor fica esperando na porta do nosso coração e só entra quando nos abrimos.

Por isso, é importante desenvolver uma maneira de rezar que não seja apenas repetição de formulas, mas uma oração do coração que se torna uma entrega a Deus de toda nossa vida, todo nosso ser, nossa alma. Uma oração que seja um estar na frente do Senhor e nos colocarmos nas mãos dele.

Muitos pensam que é importante rezar por muito tempo; outros gostam de levantar a voz; a oração que realmente muda o nosso ser é a oração feita com o coração aberto, às vezes sem dizer palavras, apenas com a atitude de entrega ao Deus de amor, para que derrame seu Espírito de amor sobre nós.