Pastoral da Juventude propõe reflexão sobre saúde alimentar
De 14 a 21 de abril, realiza-se a Semana da Cidadania (SdC), uma promoção das Pastorais da Juventude, da Juventude Estudantil, do Meio Popular e Rural, do Centro Anchietanum e da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude.
Em 2012, o tema proposto é “Juventude e Saúde Alimentar” e o lema “É preciso ter certeza do que se põe na mesa”.
Para tratar deste tema tão importante para a vida da juventude, a SdC propõe três eixos de reflexão: saúde, agricultura e direitos. Eles nos ajudam a dar uma volta ampla pelo tema, tendo como pano de fundo a ideia do cultivo do Bem Viver. Pensemos nas pessoas, no cuidado com o corpo, com uma vida saudável, que passa pelo consumo de alimentos adequados. Pensemos nos modelos de produção de alimentos, nas práticas que geram saúde para as pessoas e para o planeta e nas práticas que geram doença e morte. Pensemos em garantir o direito à saúde e à segurança alimentar a todos/as, com acesso igualitário e adequado, com qualidade e segurança.
A Semana da Cidadania é uma atividade dos grupos de jovens organizados como Igreja no Brasil. É uma ação ligada à dimensão política; uma atividade do/a discípulo/a missionário de Jesus, e um modo concreto de manifestarmos como cristãos/ãs nossa fé na vida e nossa crença no protagonismo dos/as jovens.
O subsídio da Semana da Cidadania 2012 pode ser baixado em:
http://pj.org.br/documentos/Subsidio_final_SdC.pdf