Papa recebe peregrinos da Baviera e agradece dom da Árvore de Natal
Desde há dias que se encontra montada na praça de São Pedro, como é tradição, a Árvore de Natal, este ano oferecida pela cidade Waldmunchen, da Baviera. Esta tarde, ao anoitecer, pelas 16.30, proceder-se-á ao acender das luzes que a ornamentam.
Ao meio-dia, o Santo Padre recebeu no Palácio do Vaticano umas 350 alemães da Baviera, vindos a Roma em peregrinação, nesta circunstância. Para além das autoridades civis, presentes também o bispo de Regensburg, na Alemanha, e o da diocese checa do outro lado da fronteira, a diocese de Plzen. Isto porque – como teve ocasião de observar o Papa – esta árvore é “internacional” – tendo crescido mesmo na zona fronteiriça.
Agradecendo este dom – assim como outros pinheiros mais pequenos, destinados a diferentes locais do Vaticano – o santo Padre evocou “a proximidade espiritual e a amizade que ligam toda a Alemanha, e em particular a Baviera, à Santa Sé, no suco da tradição cristã que fecundou a cultura, a literatura e a arte – disse – da vossa nação e de toda a Europa”.
O Papa Francisco quis desejar, desde já, a todos feliz Natal. Os pastores que receberam o anúncio do nascimento do Salvador foram –segundo o Evangelho – envolvidos numa grande luz…
“Também hoje Jesus continua a dissipar as trevas do erro e do pecado, para comunicar à humanidade a alegria da fulgurante luz divina, da qual a árvore natalícia é sinal e apelo. Deixemo-nos envolver pela luz da sua verdade, para que ‘a alegria do Evangelho encha o coração e toda a vida daqueles que se encontram com Jesus”.
A árvore de Natal é um abeto, que tinha chegado há uma semana à Praça de São Pedro. Com 25 metros de altura, com 98 cm de base e 7,2 toneladas de peso, foi cortado na segunda-feira (02) e já está a caminho de Roma. Após o Natal a árvore será desmontada e a madeira do tronco, como acontece há já alguns anos, será utilizada para realizar pequenos objetos de uso quotidiano e brinquedos.