Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Voz do Pastor › 13/07/2013

Papa Francisco: uma luz para a Igreja

 

Nestes primeiros meses do pontificado do Papa Francisco estamos sendo inundados de uma luz que vem das palavras e do agir deste “anjo” que Deus nos enviou. Aliás, a gente percebe que cada palavra ou ensinamento que o Papa oferece para a nossa reflexão tem uma raiz profunda no agir deste homem. A palavra, antes de ser proclamada, já é algo que vive no coração de Francisco, e por isso chega até nós com toda força. Os seus, não seus conceitos teóricos, mas suas convicções profundas que ele assumiu na sua vida.

Gestos significativos foram muitos. Acima de tudo, a alegria que ele manifesta quando está perto das pessoas e das crianças: são abraços, sorrisos, mãos estendidas, trocas de presentes.

O sua linguagem é simples, todos entendem o que ele fala. As pessoas simples e também os poderosos percebem que precisam se aproximar das pessoas e suas necessidades reais, assim como faz Francisco.

Não podemos dizer que nos sentimos como ovelhas sem pastor; todo dia, fazendo a homilia na capela da Casa Santa Marta, onde ele escolheu para residir, para não estar no apartamento pontifício, Francisco, como um bom pároco falando do ambão e não do trono papal, fala para todos nós, comentando o evangelho do dia. Entre suas frases inesquecíveis podemos lembrar o seu convite a “não ter medo da ternura”; quando nos lembrou que Jesus é o nosso “advogado e não o nosso juiz”. Ainda gosto de lembrar do seu convite a sermos discípulos alegres: “o cristão deve ser uma pessoa alegre”.

Pela internet é fácil conhecer a sua palavra de cada dia, inclusive no site da paróquia estamos colocando muitas das suas homilias para que ele possa ser o nosso guia espiritual.

Aguardamos ansiosamente sua chegada ao Brasil. Sabemos que serão dias memoráveis.

Ajudamos Francisco a construir uma Igreja mais autentica, mais próxima das pessoas, misericordiosa e solidária com os pobres, em corpo e alma. Na Comunidade do Sagrado temos espaço e possibilidade de construir uma Igreja, viva e fraterna. Desejo a todos que cada um possa fazer a sua parte com empenho e alegria de seguir Jesus, junto a Francisco, uma luz que Deus nos enviou.