Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Destaques › 22/07/2013

Papa Francisco chega ao Rio e é recebido por autoridades brasileiras

 

O papa Francisco chegou ao Brasil nesta segunda-feira (22), com o avião aterrissando às 15h43 na base aérea do aeroporto internacional do Galeão, no Rio. A porta traseira do avião abriu às 15h57 e a porta pela qual o papa passou às 15h59. Foi colocado um tapete vermelho para o sumo pontífice passar.

Às 16h01, ele desceu as escadas com um sorriso no rosto e foi saudado pela presidente Dilma Rousseff. O papa recebeu flores de duas crianças e deu um beijo no rosto delas.

O papa foi recepcionado pelo toque de corneta e duas filas de militares –tratamento dispensado aos chefes de Estado que visitam o país. Além disso, a banda da base aérea e um coral formado por 120 jovens interpretaram o tema da Jornada Mundial da Juventude, encontro internacional de católicos que ocorre de amanhã (23) ao domingo (28).

Autoridades brasileiras estão no local para receber o sumo pontífice. O papa as cumprimentou com aperto de mãos e abraçou o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.

A comitiva de políticos inclui o vice-presidente Michel Temer, e mais oito autoridades, como o governador do Rio, Sergio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Também estavam no avião jornalistas, que acompanharão o papa durante a Jornada Mundial da Juventude.

Apesar do forte calor que faz no Rio, do lado de fora da base, dezenas de fiéis se reúnem com cartazes e faixas em apoio ao papa Francisco. Eles se concentram na estrada do Galeão, que dá acesso ao aeroporto.

No centro da cidade, a multidão grita: “Ou, ou, ou, o papa já chegou”. Os sinos da Catedral Metropolitana, no Rio, tocaram no momento da chegada do papa.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 2.000 pessoas aguardam o papa na Avenida Chile, uma das ruas por onde ele passará na tarde de hoje com o papamóvel aberto.

As ruas do centro estão cercadas para delimitar o trajeto que o papa fará. As calçadas estão cheia, especialmente no cruzamento da avenida Rio Branco com a Rua Araújo Porto Alegre.

Quem faz a “segurança” para impedir que as pessoas pulem as grades e alcancem as ruas por onde o papa desfilará são os voluntários da JMJ, identificadas com camisetas amarelas. De mãos dadas, eles formam uma longa linha margeando as grades.

OUTROS LOCAIS

No Palácio Guanabara, onde o papa receberá as boas-vindas de autoridades brasileiras no início da noite, o clima é calmo. O local é sede do governo do Rio e fica em Laranjeiras (zona sul).

A polícia fez uma barreira a partir da avenida Presidente Carlos de Campos com a rua Pinheiro Machado.

Por enquanto, podem circular pelo local os peregrinos e a imprensa. O governador da Bahia, Jaques Wagner, chegou ao local por volta das 15h30.

No Largo do Machado, zona sul, chegam manifestantes com um carro de som. Eles são de centrais sindicais e de partidos de esquerda e gritam palavras de ordem contra o governador do Rio, Sérgio Cabral.

Por Folha de S.Paulo

– See more at: http://noticiascatolicas.com.br/papa-francisco-chega-ao-rio-e-e-recebido-por-autoridades-brasileiras.html#sthash.eCi7fjgl.dpuf