Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Notícias › 23/07/2011

Papa está trabalhando em uma quarta encíclica, afirmam jornais italianos

Papa está trabalhando em uma quarta encíclica, afirmam jornais italianos

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 22-07-2011, Gaudium Press) Neste mês os fiéis têm poucos momentos para ver o Papa. Os compromissos públicos abertos foram resumidos ao Ângelus no domingo, e as tradicionais audiências gerais de quarta-feira foram suspensas. A falta de eventos públicos, contudo, não significa que o Santo Padre não faça nada em suas “férias”. Nesta tranquilidade do verão de julho e agosto na Europa, Bento XVI se dedica à escrita.

E não é pouco a se escrever. Além de preparar os discursos para suas próximas duas viagens apostólicas, a da JMJ em Madri e para a Alemanha, Bento XVI estaria elaborando também em uma nova encíclica.

O “Osservatore Romano” diz na sua edição de hoje, ao discorrer em um artigo sobre os compromissos do Santo Padre em julho, que o pontífice trabalha em uma “reflexão sobre a fé, enquanto se aproxima o 50° aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (11 de outubro de 1962)”, do qual o jovem professor de teologia Joseph Ratzinger era um dos participantes. O “jornal do Papa” não especifica de qual “reflexão” se trata. Mas para alguns jornais italianos e vaticanistas, trata-se de mais uma encíclica de Bento XVI. Seria a sua quarta, dedicada ao tema da fé.

O periódico vaticano destaca ainda a terceira e última parte de “Jesus de Nazaré”, obra magna sobre a vida e o legado de Jesus que o Papa deve concluir nesta temporada em Castel Gandolfo. Trata-se, diz o OR, de “um trabalho mais intenso e mais recolhido”, dedicado aos Evangelhos da infância de Jesus.

Outras atividades

Além do Ângelus, o Santo Padre teve poucos momentos públicos em julho. Na última segunda-feira, por exemplo, ele recebeu o primeiro-ministro da Malásia por ocasião do estabelecimento das relações diplomáticas entre o país e a Santa Sé. Obviamente não faltam também os regulares encontros com o cardeal secretário de Estado e demais colaboradores.

O Papa dedica também maior espaço à oração. Não falta, assim, a tradicional recitação do rosário diante da imagem de Nossa Senhora, cara a Pio XI, com o secretário particular e os colaboradores mais próximos nos Jardins da Vila Pontifícia.

Além disso, será feita em Castel Gandolfo uma pequena alusão ao 60° aniversário da ordenação sacerdotal de Bento XVI. No próximo dia 30 de julho, no pátio interno do Palácio Apostólico, um concerto de música clássica será oferecido em homenagem ao pontífice pelo Distrito de Traunstein, região da Baviera onde Joseph Ratzinger viveu boa parte de sua juventude – seus conterrâneos inclusive preparam a outorga de um “anel de honra”, na ocasião, ao Papa.

Deixe o seu comentário