Papa convida fiéis a descobrirem o valor da meditação na vida cristã
Um dia antes de sua viagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, o Santo Padre encontrou os fiéis na tradicional audiência geral de quarta-feira para refletir sobre o tema da meditação. Ainda na atmosfera da solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o Papa Bento XVI pediu os fiéis para terem a atitude de fé de Maria, e “serem capazes de parar e meditar”. O Papa também exortou os fiéis a acompanhá-lo com oração nos próximos quatro dias “deste importante evento eclesial”.
“No nosso tempo – observou na catequese o Santo Padre – estamos tão absorvidos por tantas atividades e compromissos, preocupações e problemas; com frequência preenchemos todos os espaços do dia, sem ter um momento para parar e refletir e para alimentar a vida espiritual”. Por sua vez, segundo o pontífice, Maria, cuja festa da assunção ao céu em corpo e alma foi celebrada pela Igreja Católica na segunda-feira passada, 15, “nos dá o exemplo de como encontrar o espaço para Deus em nossas vidas e de como viver plenamente a própria existência, seus deveres cotidianos, sua missão”.
Maria nos ensina como “fazer memória, ruminar sobre os atos de Deus e como não esquecer seus tantos benefícios”. Na tradição cristã, explicou Bento XVI, “este ruminar significa meditação, uma oração mental”. A Virgem, conforme o pontífice, se fez instrumento da Palavra eterna, meditando e compreendendo a vontade divina na sua vida. Por isto, hoje “para nós é exemplo de o quanto é necessário encontrar nos nossos dias momentos para nos recolhermos em silêncio e meditarmos sobre o que o Senhor nos ensinou, sobre como está presente e age na nossa vida”.
“Meditar quer dizer – continuou o Papa – criar em nós uma situação de recolhimento, de silêncio interior, para refletir, assimilar os mistérios de nossa fé e aquilo que Deus opera em nós”. Bento XVI recordou aos fiéis que a meditação se realiza em diversas maneiras: na reflexão de um texto da Sagrada Escritura, ou então de alguma leitura espiritual, assim como a recitação do santo rosário, pois “repetindo a Ave Maria somos convidados a repensar e a refletir sobre o Mistério que proclamamos”, explicou.
Ao fim da audiência, o Papa pediu a todos os fiéis presentes o para “unirem-se espiritualmente com a oração neste importante evento eclesial”. Bento XVI viaja amanhã para a sua 20ª viagem internacional. A ocasião é a Jornada Mundial da Juventude. (JMJ). O Papa irá à Espanha pela terceira vez. As duas primeiras visitas do Santo Padre aconteceram em 2006, quando participou do Encontro Mundial das Famílias, em Valência, e no ano passado, na viagem que fez a Santiago de Compostela e Barcelona.