Papa convida féis a renovar a confiança em Deus
Na primeira audiência geral de outubro, realizada nesta quarta-feira, 5, no Vaticano, o Santo Padre deu continuidade ao seu ciclo de orações oferecendo uma reflexão sobre o Salmo 23, um texto que o pontífice definiu como “familiar e amado por todos”. Mais de 20 mil pessoas compareceram à Praça São Pedro para prestigiar a catequese ministrada pelo pontífice. Entre suas exortações, o Papa convidou os fiéis a “renovar a nossa confiança em Deus, abandonando-nos inteiramente em suas mãos.”
No início de sua reflexão Papa Bento XVI explicou que o referido salmo aborda a certeza e confiança total em Deus. O que já pode ser detectado logo na primeira frase do salmo: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”. Conforme o pontífice, esta imagem utilizada pelo Salmo, de um pastor, remete a uma “atmosfera de confiança, intimidade, ternura”, isto porque “um pastor conhece as suas ovelhas uma por uma, as chama pelo nome e elas o seguem, porque o reconhecem e confiam nele.”
O Papa exortou os fiéis que, mesmo em tempos difíceis “devemos ter certeza que são momentos justos para nós e que Deus nos guia e está sempre por perto”. Porque, enfatizou o pontífice “mesmo na escuridão do sofrimento, na incerteza, e em todos os problemas humanos, o crente se sente seguro: Você está comigo, esta é a nossa certeza. Que ‘tu estás comigo’ é uma declaração de fé inabalável, e resume a experiência de fé radical; a proximidade de Deus se torna realidade, o vale escuro perde seu perigo, torna-se vazio de qualquer ameaça”.
Conforme o Santo Padre, a plenitude da oração do Salmo 23 tem-se revelado integralmente na pessoa de Jesus Cristo, que é “Bom Pastor” e que “vai em busca da ovelha perdida, que conhece as suas ovelhas e dá a vida por elas.” A partir dessa imagem, segundo Bento XVI, fica claro que seguir a Jesus é “o caminho certo que leva à vida a luz que ilumina o vale sombrio e faz superar os nossos medos”, porque “nos acolhe e nos coloca a salvo de inimigos, preparando o banquete do seu corpo e de seu sangue; o banquete final messiânico no céu”
Estiveram presentes na audiência de hoje peregrinos da cidade do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Apucarana, no Paraná, e Diamantina, Minas Gerais. Este últimos vieram acompanhados do arcebispo local, Dom João Bosco Oliver de Faria. Em português, Bento XVI agradeceu a presença deles e disse: “Possa cada um de vós, guiado pelo Bom Pastor, ser, por todo o lado, um zeloso mensageiro do amor de Deus e uma testemunha corajosa da fé. Que Deus vos abençoe!” (AA).
Divulgue aos seus amigos: