Papa anuncia um consistório para o dia 24 de novembro
Hoje de manhã no final da audiência geral, o Santo Padre fez uma surpresa, ainda que a imprensa italiana já tenha escrito isso hoje, anunciando um consistório para o dia 24 de novembro próximo. Será um consistório que se poderia chamar universal e pastoral. Dentre os seis nomes não há nenhum que diga respeito ao cargo na Cúria Romana. Esperava-se as nomeações do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Müller e novo Bibliotecário Dom Bruguès. Uma outra surpresa: será um consistório sem nomes italianos. Entre os seis novos purpurados há um colombiano, Dom Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá.
O anúncio
“E agora, com grande alegria, anuncio que no próximo dia 24 de novembro farei um Consistório no qual nomearei 6 novos Membros do Colégio Cardinalício”, anunciou simplesmente o Santo Padre recordando que “os Cardeais têm o dever de ajudar o Sucessor de Pedro no exercício de seu Ministério de confirmar os irmãos na fé e de ser princípio e fundamento da unidade e da comunhão da Igreja”.
O ano de 2012 torna-se, assim, o ano de dois consistórios, um deles rico em nomes, no mês de fevereiro passado, no qual foi criado cardeal arcebispo brasileiro, João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Desta vez Bento XVI quis valorizar os pastores das Igrejas do mundo todo e não esqueceu a América Latina e a África. Além de Dom gomes foi nomeado cardeal também um arcebispo nigeriano, Dom John Olorunfemi Onaiyekan.
As Filipinas também terão em novembro um cardeal a mais. O barrete vermenlho irá para o arcebispo metropolitano de Manila, Dom Luis Antonio Tagle. Uma outra característica interessante do próximo consistório é também o fato de valorizar as Igrejas católicas orientais. Bento XVI cria no dia 24 de novembro cardeais, Sua Beatitude Béchara Boutros Raï, O.M.M., patriarca de Antióquia dos Maronitas, no Líbano; e Sua Beatitude Baselios Cleemis Thottunkal, arcebispo-mor de Trivandrum dos Sírios-Malancareses, na Índia.
Um sexto nome é o de Dom James Michael Harvey, de quem o Papa disse ter a alegria de nomear como Arcipreste da Basílica Papal de São Paulo, Fora dos Muros”.