Os brasileiros sempre estiveram no coração de João Paulo II
Na próxima terça-feira (01), a Igreja Católica em todo o mundo, celebra o primeiro aniversário da beatificação do Papa João Paulo II. Por diversas ocasiões durante o seu pontificado, o Papa fez menções ao Brasil e em especial, aos brasileiros, sempre enviando palavras de esperança, fé e caridade.
Uma destas citações aconteceu no dia 1º de janeiro de 2005, a última manifestação pública do Papa em língua portuguesa, Já era possível perceber a voz comprometida pela doença, mesmo assim o Santo Padre se fez entender dizendo: “Aos peregrinos de língua portuguesa: faço votos de um feliz ano novo, com a proteção maternal de Maria Santíssima”.
Outra ocasião ocorreu em 7 de novembro de 2004 quando João Paulo II falou diretamente para os brasileiros e fez um apelo em defesa da vida dizendo: “Faço votos de que todas as instâncias responsáveis da nação prossigam defendendo a vida desde a sua concepção até o seu termo natural”.
No dia 28 de março de 2004, logo após a oração mariana do Ângelus, o Papa falou aos educadores e diretores das escolas do Estado de São Paulo, encorajando-os em sua missão e concedendo sua bênção a eles e aos alunos.
Em 14 de março de 2004, João Paulo II reitera a importância da Campanha da Fraternidade, que naquele ano teve como tema “Água, fonte da vida”.
Voltando um pouco mais no tempo, a história nos remonta ao ano de 1980, exatamente no dia 1º de julho, quando João Paulo II, em sua visita ao Brasil, fala a milhares de jovens reunidos em Belo Horizonte (MG).
A eles, o Santo Padre disse: “Aprendi que um jovem cristão deixa de ser jovem, e há muito não é cristão, quando se deixa seduzir por doutrinas ou ideologias que pregam o ódio e a violência. Pois não se constrói uma sociedade justa sobre a injustiça. Não se constrói uma sociedade que mereça o título de inumana, desrespeitando e, pior ainda, destruindo a liberdade humana, negando aos indivíduos as liberdades mais fundamentais”.
Em 5 de outubro de 1997, João Paulo II também proferiu palavras aos brasileiros, em especial às famílias, pedindo:
“sede sempre conscientes da missão que Deus vos confia e atuai com todos os meios na construção da civilização do amor e da vida. O Senhor vos abençoe e vos acompanhe”. (LB/JS)