Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Voz do Pastor › 12/02/2010

O Amor fraterno a serviço de todos

No ultimo fim de semana de janeiro, sexta a noite e o dia de sábado, tivemos o encontro do Planejamento Paroquial. Avaliamos a paróquia, pastorais e movimentos, ministérios a partir da opinião de cada um. Foram dois dias serenos, onde fomos capazes de nos ouvir, mesmo quando as opiniões eram diferentes. Assim o trabalho fluiu bem e podemos pensar muitas coisas e organizar tantos momentos de crescimento para nossa comunidade: retiros de espiritualidade, cursos de formação litúrgica e bíblica, encontros para partilhar nossas experiências.

O Planejamento Paroquial será publicado juntamente a Agenda Pastoral e todos poderão tomar conhecimento.

Nestes dois dias tive a impressão de uma Comunidade mais madura, unida e decidida e superar seus erros e suas dificuldades. Desde o inicio senti que Deus estava presente no meio de nós:

“Onde dois ou três estão reunidos no meu nome, Eu estou no meio deles” (MT 19,20).

Apesar das nossas limitações e das falhas que caracterizaram o ano passado, em lugar de discutir sobre isso e nos acusar uns aos outros, tivemos a coragem profética de ir alem e buscar “em águas mais profundas”. Em lugar de ficar em estéreis acusações procuramos descobrir a maneira de evitar os erros do passado e crescer como comunidade e na espiritualidade individual de cada um. Este clima de Amor Fraterno ma confortou muito e me da a certeza que estamos no caminho certo. Quando aprendemos a ouvir o outro, quando somos capazes de nos perdoar, quando ficamos preocupados com a vida dos outros, quando nos colocamos a serviço de Deus para que nos use para ajudar quem sofre…. Deus está conosco, nos ilumina e nos da o dom da paz interior que é a maior riqueza que um ser humano possa experimentar.

Quando nos falta a paz interior somos pessoas feridas que procuram ferir os outros; usamos palavras com agressividade, só olhamos o negativo dos outros e amplificamos seus defeitos; o coração se torna duro, a tristeza toma conta de nós e nos tornamos pessimistas quanto aos nossos trabalhos; achamos tudo inútil e que nada vai mudar.

Mas quem tem Deus na sua vida não será nunca assim porque descobrimos que o AMOR é a força que transforma o mundo. Vamos usar nossas energias para construir o AMOR na família, na comunidade, na sociedade e no coração de cada pessoa.

Me permitam terminar com um Convite: a partir de segunda feira, 8 de fevereiro de 2010, as 20 horas, todas as semanas na segunda feira, vou coordenar uma “Escola de espiritualidade” visando o crescimento de cada participante a luz da Palavra de Deus e descobrindo como nas questões do dia a dia podemos viver o Evangelho.