Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Voz do Pastor › 09/10/2009

Missão: uma comunidade protagonista

Há uma diferença enorme na vida quando assumimos uma meta a ser realizada. Isso favorece a organização, o planejamento, a criação de etapas. Mas muito mais do que isso, quando empenhados em uma nova realização somos pessoas mais determinadas, animadas, positivas e ao final das contas, somos mais felizes.

Na vivencia da fé não é muito diferente, alias é bem parecido. Ensinaram-nos por muito tempo que a nossa fé era relacionada ao nosso destino após a morte: quem anda diretinho vai ao Paraíso e quem anda por maus caminhos vai para o Inferno.

Com o passar do tempo, porém descobrimos que o ser humano vale muito, que ele merece ser feliz, alias foi criado para ser feliz. Descobrimos que a nossa passagem na terra não pode ser de uma mera espera dos tempos finais. Descobrimos que Paraíso e Inferno estão já aqui, na nossa história e que depois será uma continuação daquilo que vivemos aqui. Não descobrimos tudo isso sozinhos, mas tivemos ajuda de Alguém, que nos revelou tudo isso: JESUS CRISTO.

ELE nos ensinou que é possível nos unir e lutar para criar o Reino de Deus. Hoje nós chamamos a isso de Mundo Novo de Justiça e de Paz. Não é outro planeta. Este Novo Mundo da fraternidade vai acontecer entre nós, aqui mesmo no nosso dia a dia, nas nossas famílias, no trabalho, pelas ruas, nas comunidades, na política, no esporte.

Jesus nos chamou a construir com ele este reino do amor. Depois do chamado dele sé existem duas possibilidades: ou trabalhamos com ELE, ou não.

A nossa vivencia da fé se torna uma resposta a um chamado.

Se respondermos com entusiasmo a este chamado temos uma meta a ser realizada: deixar o mundo melhor de como o encontramos! A primeira etapa para conseguir esta realização é a nossa mudança interior: não viver mais apena por nós, mas fazer da nossa vida um dom para todos. A segunda etapa é sair do individualismo e nos tornar comunidade: participar, partilhar, ser parte de um todo. A terceira etapa é fazer que as nossas comunidades se abram a MISSÂO, e fazer com que a fé se torne uma obra de amor e justiça (transformação da sociedade) e o EVANGELHO seja anunciado a todos e seja a LUZ do nosso agir pessoal, comunitário e social. Jesus diria: a que serve o SAL se não salgar a comida? Uma luz não pode ficar escondida debaixo da mesa, mas tem que iluminar a casa.

Viva a sua fé como protagonista! Use seus talentos para o bem de todos. De um passo pra Deus e ELE fará mil para abençoar sua vida.

Na nossa paróquia há muitas maneiras de você doar suas qualidades, da para ajudar em tantas áreas: pastoral do dizimo, pastoral da saúde, pastoral do batismo e da Crisma, equipe do jornal, mensageiros do jornal, salmista, leitor, músico ou cantor, coroinha e acolito, animador, catequista, equipe que prepara os noivos para o casamento, Encontro de Casai com Cristo, Grupos de Oração, Vicentinos, Legião de Maria, Projeto Jovem em Formação, Grupos de Vida, Grupo Jovens Coração Sagrado e mais. Na  área Social existe a Pastoral da Criança e os Projetos da nossa Associação APHAS na área de música, informática, educação ambiental, esporte, culinária e serviços domésticos, artesanato, e mais.