Missa solene marca 99 anos da Diocese de Guaxupé
Celebração em Guaxupé teve lançamento de Selo Postal comemorativo e início da peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Dores.
Guaxupé/MG – Uma tarde festiva e de muita fé. Assim foi a Santa Missa em comemoração aos 99 anos da Diocese de Guaxupé, realizada no domingo (1), na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na cidade episcopal de Guaxupé/MG. A data oficial de criação é 03 de fevereiro de 2016.
Presidida pelo bispo diocesano Dom José Lanza Neto, a celebração reuniu o clero e comunidade católica da região para o lançamento de Selo Postal comemorativo e início da peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira da diocese.
Dom Lanza abriu a solenidade falando da importância desse momento histórico e do significado especial desta Santa Missa para a Igreja Particular de Guaxupé já que se trata do ano de abertura dos 100 anos.
Houve então a proclamação oficial do Ano Jubilar. ”Para que se torne claro para todos que na Diocese de Guaxupé a Páscoa de Jesus Cristo é celebrada e vivida intensamente, em cada comunidade e paróquia”, anunciou Padre Sandro Henrique, animador da celebração.
Ao som marcante de cornetas, foi descerrada a grande imagem do brasão da Diocese de Guaxupé, colocada ao alto do altar da Catedral, anunciando assim, a todo povo de Deus, que está iniciado o ano jubilar da diocese.
Em sua homilia, Dom Lanza destacou que os grupos de pessoas que se unem em oração acabam por formar uma comunidade e dessa forma, vão surgindo as paróquias. “Assim aconteceu há 99 anos quando alguém achou que aqui nessa terra seria necessário fundar uma nova diocese, para que Jesus permanecesse na vida daquela gente. Estamos aqui hoje porque alguém acreditou que seria próspero”, frisou.
Nesse sentido, o bispo exortou que, nesse tempo, as Santas Missões Populares chegam para aquecer ainda mais o coração das pessoas. “Abraçamos as Santas Missões, é um ânimo novo. Queremos ser uma Igreja em saída. As missões querem provocar em nós o desejo de falar de Deus e do verdadeiro sentido da vida”, explicou.
Francisca Benedito de Gouveia Gomes é moradora de Guaxupé. Para ela, foi uma grande emoção participar da celebração. “A história da diocese faz parte da história da minha vida. Desde criança participo desta igreja, inclusive fui batizada pelo bispo Dom Inácio. Hoje cuido do Movimento da Mãe Rainha e continuo fazendo parte de tudo”, salientou.
Selo e Imagem Peregrina
Ao final do ritual litúrgico da Missa teve início a solenidade de lançamento do Selo Postal personalizado, fruto de uma parceria entre a diocese e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Para marcar o momento, estiveram presentes representantes dos Correios que, juntamente com Dom Lanza, padre Henrique Neveston, coordenador diocesano de Pastoral, e padre Reginaldo Silva, da Catedral, fizeram a ‘carimbação’, lançando oficialmente o novo selo.
“Sinto-me honrado por estar presente aqui. O selo é mais uma forma de registrar e eternizar esse momento. O Selo Postal transmite informações em gerações. Parabéns, Diocese de Guaxupé”, discursou João Carlos Pereira, gerente regional dos Correios, região de vendas Centro Sul Minas.
A partir de agora, toda correspondência oficial da diocese e paróquias terão esse selo personalizado que também poderá ser adquirido nas agências dos Correios por colecionadores e para uso comercial.
Após o lançamento, houve um dos momentos mais esperados pelos fiéis. Uma apresentação teatral retratando o anúncio do Anjo Gabriel e Maria aos pés da cruz de Jesus anunciou a entrada da imagem de Nossa Senhora das Dores.
A réplica perfeita da primeira imagem que chegou à Diocese de Guaxupé foi confeccionada em São João Del Rei/MG especialmente para a peregrinação. Durante um ano, a imagem visitará todas as paróquias da diocese. Ao final da celebração, ela foi entregue ao padre Francisco Carlos, da Basílica Nossa Senhora da Saúde, de Poços de Caldas, primeira comunidade a receber a santa. A peregrinação se encerrará em 31 de janeiro de 2016, data da comemoração dos 100 anos.