Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Voz do Pastor › 29/10/2013

“Mãe do céu morena”

 

Nestes dias teremos a festa de Nossa Senhora Aparecida, feriado nacional, dia das crianças. Cada dia mais vejo quanto amor existe para Maria. Muitos noivos em seu casamento querem receber a imagem para depois levá-la na sua casa. As romarias acontecem o ano inteiro: de ônibus, a pé, a cavalo, de bicicleta. Muitos vão para Aparecida do Norte, mas muitos tem um encontro marcado com a mãe de Jesus. Tive a sorte de me encontrar com Maria em vários santuários do mundo, onde ela recebe nomes e títulos próprios dos lugares, mas sempre encontro a mesma mãe. Perto da cidade de Efeso, hoje na Turquia, existe um lugar lindo e simples, que lembra muito a igrejinha da Porziuncola em Assis, que é conhecido como a casa de Maria. Quando se chega neste lugar o coração sente que está num lugar especial, um lugar onde nos sentimos muito amados, abraçados, compreendidos, acolhidos.

Quando pensamos a Maria pensamos na mulher perfeita, distante do pecado, rainha do céu. Mas continuo pensando que ela gosta de ficar perto de nó como uma mãe. Se é verdade que ela não conheceu o pecado, é verdade também que ela conhece os nossos pecados e nos ajuda a curar nossas feridas, nos ajuda a nos transformar na imagem de seu Filho. A vocação de Maria foi de cuidar de Jesus, fazê-lo crescer em todos os sentidos. O mesmo vai fazer conosco, cuida de nós para que possamos alcançar a imagem de seu filho. Tenho uma imagem de Maria na pessoa de Madre Tereza de Calcutá que era capaz de amar a todos sem condição. Abraçava os moribundos que encontrava nas calçadas da cidade para dar-lhe um abraço em nome do Pai.

Nós que muitas vezes somos “moribundos na fé” deveríamos buscar o abraço de Maria. Na grande tradição cristã existe a reza do terço. O terço, oração que repete a Ave Maria, contempla os mistérios da fé, mas que encontra seu melhor sentido na busca do abraço de Maria, que nos sustenta na caminhada, sustenta e nossa fé, nos torna filhos amados do Pai. A Maria confio todos nossos trabalhos paróquias, a minha vida sacerdotal, os jovens e as crianças, as famílias, os noivos, os avos. Neste abraço de mãe que a nossa fé renasce juntamente com o desejo da fazer tudo que Jesus nos fala. Com certeza a Mãe fica feliz quando vivemos como filhos e portanto como irmãos.

 

Mãe do Céu Morena
Senhora da América Latina
De olhar e caridade tão divina
De cor igual à cor de tantas raças

Virgem tão Serena
Senhora destes povos tão sofridos
Patrona dos pequenos e oprimidos
Derrama sobre nós as tuas graças

Derrama sobre os jovens tua luz
Aos pobres vem mostrar o teu Jesus
Ao mundo inteiro traz o teu amor de Mãe

Ensina quem tem tudo a partilhar
Ensina quem tem pouco a não cansar
E faz o nosso povo caminhar em paz.