Jesus revela o Pai- Homilia do 4º domingo da Quaresma- Pe Graciano
Na parábola dos dois filhos e do Pai misericordioso, Jesus revela quem é o Pai, o nosso Deus. Talvez seja um dos pontos mais altos da pregação de Jesus. Para fazer isso precisa mostrar duas visões erradas de Deus, no caso da parábola, a visão errada do Pai. Errado é o filho que pede a herança. A visão que ele tem do Pai falta mostra a total falta de amor. Prefere ficar com a riqueza da herança e abre mão da presença do pai na vida dele. Acha que a vida é resolvida pelo poder do dinheiro e esquece da importância do amor e do sentido das coisas. Sem sentido na vida, mesmo a riqueza, acaba logo e a situação acaba no desespero total.
O irmão dele ficou perto do Pai, se considerava fiel ao Pai e por isso em condição de condenar o seu irmão e de não aceitar a festa. A sua concepção de justiça não lhe permitiu entender o sentimento do Pai, não entendeu a alegria do Pai pela volta do filho.
As duas posturas dos filhos mostram todo entendimento errado que temos sobre Deus. Portanto hoje é dia de olhar para este Pai e não para os filhos.
O pai que não tira a liberdade, deixa o filho cometer seus erros, mas aguarda a sua decisão de voltar. A nossa resposta ao amor de Deus sempre será um ato de amor e liberdade. A liberdade que Deus nos dá é a condição que temos de acolher a Deus de verdade. Precisamos superar uma religião baseada no medo, na aparência.
O pai que preocupa com o presente, não vive do passado, não joga na cara, não castiga, mas acolhe plenamente. O Pai tem um amor que cura, que renova, que transforma.
O Pai que preocupa com a vida. Precisava fazer Festa “pois teu irmão estava morto e voltou a viver, estava perdido e foi encontrado”. Deus quer vida para nós. Sabe que o pecado, o mal, a injustiça, traz morte para nós e por isso nos ilumina para que não entremos em caminhos de morte, mas buscamos sempre a vida. “Precisava”: Deus tem necessidade de fazer festa quando acolhemos a vida verdadeira.
Mais um domingo que nos convida a rever a nossa maneira de pensar sobre Deus. Apesar da pregação de Jesus ser bastante clara, tantas vezes não aceitamos a imagem de Deus que Ele nos ensinou, ficamos presos a visões distorcidas sobre Deus. Quaresma é tempo para renovar nossa fé e esta renovação passa pela acolhida do ensinamento de Jesus que deu sua vida para nos revelar o Deus do amor.
Padre Graciano Cirina
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Poços de Caldas- MG
Diocese de Guaxupé