Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 25/05/2017

Jesus caminho e vida de misericórdia

 

Estamos no tempo da Páscoa, mas a leitura do evangelho nos traz um dialogo de Jesus durante a ultima ceia, quando está iminente a sua prisão, a paixão e morte. Esta ceia acontece em Jerusalém, Jesus sabia que o queriam matar e os discípulos percebem que a ceia é um momento final, algo que precisa aproveitar bem. Jesus está deixando palavras que soam como um testamento, portanto palavras finais, determinantes. São vários os temas tocados neste discurso: o convite a não ficar agitados no coração, a promessa de levá-los com ele, e a afirmação que gostaria de comentar com vocês: “e por onde eu vou, vós conheceis o caminho.” Tomé, o gêmeo, levanta a questão: mas nós não sabemos para onde vai, como podemos conhecer o caminho? Jesus havia acabado de falar o contrário. Porque eles conhecem muito bem o caminho, estiveram com ele 3 anos: o Caminho é Jesus. Nós sempre pensamos na vida eterna como um lugar, e para achar um lugar precisamos conhecer como chegar. Jesus mais uma vez nos coloca num plano diferente, não é um lugar, mas um estado de vida. Não é um caminho, como uma estrada, mas o Caminho é ser como Jesus. Alias a estes apóstolos assustados Jesus se mostra não apena como caminho, mas como verdade e vida. Isto é fazer o caminho que é Jesus significa acolher a verdade e viver como ele, daquela maneira, com aquelas opções, com a firme vontade de ser um instrumento do Pai.

Jesus mostra abertamente que a sua é uma proposta de vida, um modelo de vida. Não se trata de fazer alguma coisa boa, mas de nos deixar transformar, do jeito que, por exemplo, fala São Paulo: “Não sou mais eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim!”

Como hoje Jesus falou para nós, ele está presente aqui e nos disse estas palavras. Por isso acredito que a pergunta que fica é como ser cristão neste mundo, neste tempo, nesta cultura que está fazendo nossa vida em pedaços. Acho que para seguir o Caminho que é Jesus hoje temos algumas líneas fundamentais que são próprias do nosso tempo, são urgentes e necessárias: primeiro a Misericórdia: dispor profundamente o nosso coração a ter um olhar de misericórdia. No coração do evangelho reside a misericórdia como dom de Deus para nós e como valor fundamental dos seguidores de Jesus. Se assumirmos a misericórdia como estilo de vida a nossa cabeça muda totalmente: o outro deixa de ser uma ameaça e se torna alguém que caminha comigo. Misericórdia no sentido amplo da palavra que não é apenas perdoar mas ter o misero no coração: as miséria espirituais e corporais.

A outra palavra chave é a luta contra a indiferença, a globalização da indiferença, isto é precisamos ter consciência que todos adoecemos de indiferença. Não é normal abandonar as pessoas, não é normal pensar que o sofrimento do outro não nos toca, não é normal amar por interesse, alias isso nega o amor. Normas seria nos ajudar em todos os sentidos, normal seria sermos solidários.

Este foi o caminho que Jesus mostrou o tempo todo. Este é o caminho que nos salva. O caminho que nos faz mais felizes. Não precisaria nem nos perguntar porque existe tanta tristeza, mas ela existe por causa da solidão.

Deixe o seu comentário