Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 18/12/2014

IIIº Dom Advento

 

Neste domingo a Palavra de Deus nos ilumina sobre a Missão de Jesus de Nazaré. Nos ajuda a entender que o Santo Natal é uma etapa desta missão, que começa coma  encarnação do Filho de Deus. O evangelho de João mostra João Batista que anuncia o messias, estamos no tempo dos 30 anos de Jesus, próximo de iniciar sua missão publica. Tiramos o foco do nascimento de Jesus para entender mais ainda o sentido deste mistério de amor.

A pergunta que hoje deveríamos nos fazer é: “Porque Deus vem no meio de nós? Nós precisamos dele? O que significa que vem para nos salvar?”

Para responder a estas perguntas precisamos refletir sobre o mundo no qual vivemos. O mundo é como nós gostaríamos? Esta tudo certo neste mundo? Ou tem algo errado, algo que precisa mudar? Pensamos no Planeta, cada vez mais agredido, que nos retorna eventos climáticos assustadores, onde exploramos tudo demais sem pensar nas gerações futuras.

Pensamos nas guerras que destroem inteiras populações e países, guerras que nascem por razões econômicas e ódio religioso que gera um terrorismo cada vez mais cruel e organizado. Existem guerras com números enormes, mas ninguém fala delas: a violência no Brasil nos últimos anos está matando acerca de  55 mil pessoas todo ano. Este numero indica assassinatos e não outras formas de violência, como, por exemplo, a violência no transito, acidentes de trabalho sem segurança.

Pensamos nas guerras entre pessoas e nas famílias, divisões, ódio, rancores, acusações. Parece que as pessoas não querem se compreender,se ajudar, se perdoar.

Deus vem no meio de nós para nos mostrar quem somos de verdade, como e porque fomos criados. Ele vem no mostra como podemos construir a paz, a fraternidade e um mundo mais justo e sem violência. Por isso a missão de Jesus é uma boa nova, uma boa noticia: é possível fazer o mundo do jeito que Deus sempre pensou e dos jeito que gostaríamos.

È neste sentido da missão de Jesus que entendemos o melhor o Natal. Jesus que nasce longe do poder e de regalias, mas no meio de pessoas humildes. O Natal revela um Deus humilde que nos convida a sermos como ele. O Natal mostra que não é a aparência que vale e nem a luz que brilha por fora, mas a luz que vive dentro de nós. O Natal e toda a vida e missão de Jesus de Nazaré nos mostra que a vida tem sentido quando é doada, quando vivemos por amor. “O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade.