Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 06/03/2012

Homilia II dom Quaresma -Transfigurar a vida

 

O Evangelho deste domingo nos coloca o fato da Transfiguração. Jesus escolhe 3 apóstolos e os leva à montanha onde se transfigura perante eles. Assim ele mostra a sua divindade. O seu esplendor. A teofania que acontece declara solenemente que eles precisam ouvir e fazer tudo que Jesus fala.

Jesus quis que os apóstolos tivessem uma experiência profunda da presença de Deus; algo que marcaria suas vidas para sempre. Sabemos que os 3 serão guias e pastores de suas comunidades até dar a vida como Jesus: Pedro em Roma, Tiago em Jerusalém e João em Antioquia.

Vivemos um tempo especial, o da Quaresma. Um tempo que é favorável para fazer experiência da presença de Deus. Cuidar da dimensão espiritual. A nossa Fé não pode ser apenas um fato intelectual. Deus não é um ideia, não é um sistema filosófico, não é uma ideologia, não é um dogma. Deus é alguém. Deus é um Deus em três Pessoas que nos amam infinitamente. O cristão não pode simplesmente praticar a sua fé, com atos e orações, as vezes apressadas e impessoais. O cristão precisa ter uma comunhão de vida e de amor com Deus. Uma experiência pessoal de Deus.

Mas, acontece que a cultura dominante e o sistema financeiro mundial, que se põe como um novo dogma e única verdade, estão fazendo do ser humano alguém que consuma e não pensa , não vive sua dimensão espiritual, sua criatividade. Vivemos com “agenda cheia”, corremos o dia inteiro pra lá e para cá, mas não pensamos mais nas nossas aspirações mais profundas. Não sabemos mais quem somos. Como diz o famoso livro, somos águias que vivem como galinhas apenas, esquecemos que nascemos para voar, esquecemos que sabemos voar.

Quero perguntar abertamente a mim mesmo e a todos: quanto tempo dedicamos, na nossa semana, para cultivar a amizade com Deus, para responder aos anseios de transcendência que existemem nós. Há quanto tempo não lemos um livro para estar com Deus, para aprofundar a consciência de quem somos, de quem é Deus para nós?

Há quanto tempo não fazemos um momento de silêncio, de deserto, de adoração?

Há quanto tempo não ficamos a sós com uma página do evangelho?

Um dado muito positivo da vida moderna é que aprendemos, apesar da correria do dia a dia, a cuidar do nosso corpo: caminhadas, cooper, academia. Isso é certo, é bom, a nossa vida melhora, vivemos mais com certeza. Mas como se ouve fala muito, precisamos adicionar vida aos nossos anos, e não simplesmente anos a nossa vida. Se cuidamos do corpo (= acrescentar anos) temos que também cuidar da dimensão espiritual da existência (= acrescentar vida aos nosso viver).

Da mesma maneira que o corpo precisa de exercícios, a nossa dimensão espiritual, a nossa consciência, a dimensão ética, a nossa relação com Deus e com os homens precisa de exercícios, precisa crescer, evoluir e não adoecer.

Que a Quaresma seja levada muito mais a sério; que seja um tempo para aprender novamente a voar, como águias.

Deixe o seu comentário