Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 09/09/2013

Homilia da Missa da Partilha

 

Hoje é um dia de grande esperança, é um momento muito esperado por mim e por toda a Comunidade. A gente poderia simplesmente pedir ajuda a todos, mostrar quantas necessidades temos, mostrar que todo mês sofremos porque as nossas contas estão sempre em vermelho. Mas acredito que é muito mais do que isso. Acredito que este fim de semana vai ser uma etapa importante da história do sagrado. Não importa se você  está nesta história a 14 anos ou a 14 dias. Importa que somos uma família e uma família que deseja evangelizar, levantar alto o nome de Jesus Cristo, porque só ele pode mudar nossa vida, nosso mundo, nossas famílias. Só com Cristo anunciado e testemunhado podemos vencer os problemas da nossa sociedade, as drogas, a violência, a falta de amor que existe e machuca tanto as pessoas. A nossa aposta se chama Jesus Cristo. Participar de uma comunidade significa apostar em Jesus Cristo, acreditar profundamente e sem voltar atrás, que a sua Palavra e seu exemplo são a luz do mundo. A Paróquia do Sagrado deseja ser uma luz de esperança e de vida para as famílias, os jovens, os idosos, as crianças. Os jovens da comunidade querem testemunhar que com Cristo no coração não é preciso beber, se embriagar,  ou se drogar, para ser felizes.

Este Cristo que é a nossa aposta quer que sejamos semelhantes a ele. Esse é o grande sonho de um cristão, semelhar ao nosso Mestre.

Neste espírito que todas as pastorais e todos os trabalhos da paróquia vivem e crescem a cada dia, vencendo o pessimismo, vencendo nossos limites, nossos defeitos: como nos diz Papa Francisco: “Pode um cristão ser triste e pessimista? Não! O Cristão é alegre, acredita que as coisas podem mudar”. Éramos pessoas espalhadas nestes bairros e em outros lugares da Cidade, mas agora você pode dizer com orgulho. “O Sagrado é a minha casa, a minha família”. Sei que não somos perfeitos, como todas as famílias temos os nossos desafios e precisamos melhorar, mas ninguém pode negar que somos uma família, a família do Sagrado Coração de Jesus e a 14 anos acolhemos a todos, porque esta igreja foi construída para ser a casa da misericórdia e da acolhida.

Para ser semelhantes a Cristo precisamos ser unidos. Precisamos fazer todos a mesma aposta: Jesus Cristo!! Isto acontece acolhendo a sua palavra. Vivendo a sua Palavra. Acontece repartindo nossas dores e nossas alegrias. Acontece rezando uns pelos outros e “correndo” juntos sem competir, porque com Cristo não existe só um vitorioso, mas todos somos vitoriosos. Esta aposta com Jesus acontece também na responsabilidade, ou melhor na co-responsabilidade de todos. È por isso que eu sou o primeiro dizimista desta comunidade. Você também se acredita que Cristo é a luz do mundo, que Cristo esta usando a nossa Paróquia para agir neste mundo, com as famílias, os jovens, as crianças, você também faz a sua parte, com alegria com fé, e juntos partilhamos, acreditando que é o grande investimento da nossa vida. Como diz São Paulo: “Cada um de com alegria, segundo a sua possibilidade”. Porque nunca, mas digo nunca, Cristo quer que doamos a Igreja aquilo que é necessário,mas sempre devemos preservar a nossa vida em suas necessidades fundamentais. Porém se Deus nos deu o pão, a casa, o conforto, o trabalho, e tantas outras coisas, então não podemos deixar de ser generosos com Ele. Com a colaboração de todos, isto é a nossa Partilha, a comunidade do Sagrado poderá continuar e implementar todo o bem que está fazendo. Partilha é partilha porque todos repartem. Não é possível ser comunidade de Cristo, quando uns carregam o peso sozinhos e outros ficam apenas olhando. Esta decisão, porém é de cada um. Ninguém deve e pode ser forçado. Porque a Partilha tem sentido quando é fruto do amor que sentimos por Cristo e pelo seu evangelho.

È por isso que este fim semana será especial. Acredito que Deus nosso Pai bondoso nos chama a um grande crescimento na fé, na oração, nos trabalhos, na nossa união e tudo isso se constrói com a ajuda de todos. Obrigado a você que sempre acreditou nesta comunidade, e obrigado você que se uniu a esta partilha, obrigado a você que neste momento esta tomando esta decisão de fazer sua parte.