Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 21/05/2012

Ascensão do Senhor Ano B – Começa o tempo dos discípulos

 

Grande festa da Ascensão, que antecede de uma semana Pentecostes: Jesus volta a direita do Pai de onde enviará o seu espírito de amor. Não sei se seja uma grande festa porque seria melhor se Jesus tivesse ficado aqui na terra para nos orientar, nos iluminar, nos curar…

Mas o plano do Pai quis assim. Jesus volta assumir seu lugar como segunda pessoa da Trindade e começa o tempo dos discípulos, tempo da comunidade, tempo da Igreja:

 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.

Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.

Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

 Então entre a subida de Jesus aos céus e a sua volta, temos o tempo da Igreja, tempo da nossa missão de evangelizar toda criatura.

E se queremos Jesus presente neste mundo precisamos emprestar a ele, tudo de nós: os pés, as mãos, o coração, a palavra..tudo: porque neste tempo. O Senhor vai agir no mundo graças a nós. SE ninguém emprestasse a voz para Jesus neste mundo, ele se calaria para sempre. Deus assume esse risco e coloca todo seu plano de amor (a evangelização) em nossas mãos frágeis. SE você quer Deus na sua família , será você mesmo instrumento de Deus para sua família. Se queremos Deus neste mundo, nós mesmos oferecemos a Deus o nosso sim, para que ele nos use para fazer o mundo novo. E não pense que quando falamos que é tempo da Igreja, seja o tempo do Papa, dos Bispos e Cardeais, dos sacerdotes e das religiosas…; tempo da Igreja é o tempo, a hora , de cada batizado.

Um breve comentário sobre os sinais que acompanham a evangelização:

“expulsarão demônios”: dêmonos, dia-blos, aquilo que divide.

Me diga quantas vezes você viu um demônio na sua vida? Quantas vezes viu divisão, pessoas destruídas por dentro, comunidades que vivem na divisão?

Tudo que nos arrebenta por dentro, que nos faz em pedaços, são os demônios da nossa vida e o evangelho ao contrário nos une dentro, nos faz pessoas de unidade interior; o evangelho anunciado e vivido une as comunidades e vence a divisão.

Falarão novas línguas: hoje o evangelho fala todos os idiomas do mundo; mas fala também todas as linguagens do mundo: fala ao culto, ao simples, ao operário, ao jovem, aos idosos. Fala a linguagem da paz, da justiça…!

Manusearão serpentes: quantas cobras tentam entrar na Igreja?; de quantas cobras precisei fugir para construir esta paróquia? Para ser padre? Elas tentam, mas Deus protege a sua Igreja, não vão nos matar nunca!

Se Beberem veneno…, quanto veneno bebemos nesta cultura materialista? Mesmo assim permanecemos de Cristo.

Imporão as mãos…, a graça do evangelho e presença de Jesus cura profundamente o nosso ser, a nossa comunidade, a família.