Focolares debatem “Fraternidade no Direito”. Ouça!
São Paulo (RV) – “O princípio de Fraternidade no Direito: instrumento de transformação social” foi o título do II Congresso nacional realizado de 25 a 27 de janeiro no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista, pelo Movimento dos Focolares.
“Diante à crescente onde de violência, do fenômeno da corrupção, de muitos conflitos sociais, está surgindo, não somente no Brasil, a necessidade de um novo enfoque, de uma transformação do direito. Não poucos são os sinais que já se apresentam”, declara Munir Cury, procurador da Justiça do Ministério Público de São Paulo e Coordenador nacional de “Direito e Fraternidade”.
O II Congresso Nacional de Direito e Fraternidade reuniu professores, alunos, personalidades da magistratura, advogados, promotores de Justiça e todos os operadores do direito interessados no contexto de aprofundar uma proposta inovadora: colocar em prática o “Princípio da fraternidade no Direito” como “instrumento de transformação social”.
O que é Direito e Fraternidade? É uma rede que reúne estudiosos e profissionais em diferentes áreas do Direito dos diversos Estados Brasileiro. Faz parte da rede internacional “Comunione e Diritto”. Tem em comum o compromisso de aplicar a categoria da fraternidade para desenvolver e disseminar uma nova cultura jurídica. Promove e apóia as mais diversas iniciativas baseadas no relacionamento fraterno entre operadores do Direito e entre mundos jurídico e sociedade civil. Dá suporte à formação das consciências.
O grupo nasceu em 2001 como resultado de uma intuição de Chiara Lubich (1920-2008), fundadora do Movimento dos Focolares, Prêmio Unesco Educação para a Paz 1996, que deu início ao desenvolvimento da “cultura da unidade” e da fraternidade universal nos mais diversos âmbitos de conhecimento, do direito à política (Movimento político para unidade), da economia (Economia de Comunhão) à comunicação, saúde, pedagogia, ecologia, arte.
O Movimento dos Focolares nasceu no âmbito do cristianismo em Trento, na Itália, 70 anos atrás, em 1943. Tem como objetivo contribuir a unidade da família humana na fraternidade universal.
Atualmente está difundido em 180 nações e com mais de dois milhões de pessoas de diferentes religiões, de boa vontade, de várias categorias sociais e idades.
Para maiores informações:
www.direitoefraternidade.blogspot.br
http://comunionediritto.org/br/
Face book: direitoefraternidade
www.focolares.org.br – site internacional: www.focolare.org/pt
Ouça a reportagem de Fabiano Segato clicando acima.