Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Destaques › 23/02/2011

Entrevista com o seminarista Jeremias Nicanor Alves Moreira

Ninguém poderá transmitir aos outros o amor, se o próprio não tivesse passado pela experiência do amor. E se, para todos os que amam de diferentes maneiras isto é válido, tanto mais o é para o presbítero que se entrega ao Deus-Amor servindo aos seus filhos. Por vezes, a vocação para a vida adquire no batismo um caráter profundo de filhos de Deus, além da responsabilidade por esse Dom. Com efeito, dentre as diversas maneiras de se assumir como filhos e filhas do Deus da vida, o ministério sacerdotal torna-se a resposta do homem ao chamado de Deus. Assim, acredito que minha vocação provém desse processo descrito acima, no chamado que Deus faz ao logo da minha história e no esforço de responder dignamente a cada dia a esse chamado.

Meu nome é Jeremias Nicanor Alves Moreira, seminarista da Diocese de Guaxupé. Nasci na cidade de Fama -MG e desde criança freqüentei a Igreja com meus pais. Lembro que desde os 11 anos, mesmo sem entender ao certo sobre a beleza da nossa fé, encantava-me pela vida em comunidade cristã. Ter encontrado Deus em comunidade e busca-lo mais intensamente fez tornar-me engajado nos serviços pastorais e movimentos. Dos 12 aos 17 anos estudei música e com isso já desenvolvia um trabalho com os corais da minha paróquia de origem. Fui secretario, sacristão e agente pastoral, mas me aquietava algo que não sabia ainda explicar. Aos poucos tomei consciência da minha vocação ao sacerdócio.

Ao manifestar meu desejo de ingressar no seminário para meus familiares, a notícia a princípio não os agradou. Porém, apesar deles terem repudiado a idéia, ingressei no ano de 2007 no seminário São José, onde fiz o propedêutico e me graduei em filosofia. Fiz pastoral em Areado -MG, onde auxiliei os corais da paróquia e formei um coral de crianças, além de auxiliar equipes de liturgia e fazer celebrações. Em 2010, formei um coral de crianças, auxiliei no canto litúrgico, além de acompanhar as atividades normais da paróquia. Trabalhei, amadureci, passei por inúmeras experiências desafiadoras e ganhei muitos amigos. Foi um aprendizado inesquecível!

Hoje estou no primeiro período de teologia, no seminário Santo Antônio em Pouso Alegre. Fui enviado para fazer pastoral na paróquia Sagrado Coração de Jesus em Poços de Caldas, onde espero superar minhas limitações, colaborar com a paróquia nos seus diversos desafios e, enfim, viver em comunidade.

Deixe o seu comentário