Enquanto discípulos, estamos fazendo a diferença?- Homilia do 14º domingo do tempo comum- Pe Graciano
Domingo passado (30/06) falamos que São Paulo é exemplo da força missionária da Igreja. Já nesse domingo (07/07) o evangelho nos conta o envio dos 72 discípulos. Pessoas enviadas a fazer a diferença, preparando a missão do próprio Jesus. Mas fazer a diferença como?
Para responder precisamos refletir um pouco. Refletir o nosso tempo. Refletir sobre a presença cristã no nosso tempo. Enquanto discípulos, estamos fazendo a diferença? Diria que não. A presença cristã no nosso país é grande, porém não se reflete no pensamento comum.
Existem algumas batalhas que são justamente levadas em frente, mesmo que por grupos menores: hoje se fala muito sobre a questão do gênero, contra a legalização do aborto. Mas em geral, os cristãos não conseguem, fazer a diferença de mentalidade em relação a muitas outras questões que Jesus tinha como sua prioridade na construção do Reino de Deus. A questão da violência, por exemplo. O Brasil, país que tem mais cristãos no planeta, tem recorde mundial de assassinatos.
Apesar de tantos cristãos o Brasil é muito violento. Não apenas violência de criminosos, mas violência doméstica, contra as crianças, as mulheres, os idosos.
Nós cristãos, não fazemos a diferença na questão da justiça social e da desigualdade, da distribuição de renda e riquezas no país.
Se Jesus ensinou a importância de partilhar, a nossa sociedade é muito presa em seus egoísmos individuais e de setores privilegiados e na lógica do acumulo. Estames muito distantes de entender a bem-aventurança: “Bem-aventurados os pobres”. Verdade seja dita que apesar de não conseguirmos mudar a forma de ser da nossa sociedade, existem no meio cristão, inúmeras entidades católicas atendendo crianças, adolescentes e idosos em muitos programas e trabalhos sociais. A nossa cidade tem muitos exemplos disso. Mesmo a nossa paróquia que a 12 anos atrás criou a APHAS que trabalha em favor das pessoas menos favorecidas.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Poços de Caldas- MG
Diocese de Guaxupé