Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Destaques › 30/04/2013

Encontro de Comunicação discute as redes sociais e suas implicações na pastoralidade

 

“Procurando tornar o Evangelho presente no ambiente digital, podemos convidar as pessoas a viverem encontros de oração ou celebrações litúrgicas em lugares concretos”, esta afirmação faz parte da mensagem do papa emérito Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será realizado no dia 12 de maio.

Em consonância com a temática proposta por Bento XVI, a Diocese de Guaxupé promoveu um encontro para o aperfeiçoamento técnico dos agentes da Pastoral da Comunicação, principalmente nas ações realizadas nas redes sociais. O evento foi realizado, em Guaxupé, no dia 27 de abril e contou com a participação de representantes de seis setores diocesanos.

A assessoria foi realizada pelo professor Pablo Moreno Fernandes Viana, com mestrado em Comunicação e docente na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), no campus de Poços de Caldas. O professor apresentou um panorama da recente evolução do meio digital, desenvolvendo temas como democratização do acesso, interatividade e processos de produção de conteúdoonline. Em relação à construção coletiva da informação, o professor afirma: “estas ferramentas [de mídia social] dão a possibilidade de todos sermos autores, porém falta a consciência do que é importante”.

O encontro promoveu, ainda, uma avaliação sobre as atividades realizadas nas comunidades e suas perspectivas de atuação nos veículos online, o resultado demonstrou que todas as paróquias que enviaram seus representantes já possuem suas contas nas principais redes sociais para a divulgação de suas atividades e, também, conteúdos de espiritualidade e formação.

Para Bruno Luiz, da paróquia São Sebastião, de São Sebastião do Paraíso, o trabalho com as redes sociais são complementares às mídias tradicionais, “o informativo tem uma maior aceitação entre os adultos e possuem um conteúdo mais voltado à formação, enquanto o site e o facebook têm atraído mais os jovens”. Segundo ele, dois ingredientes colaboram para a uma aceitação positiva na comunidade, “a parceria com as pastorais e uma atualização constante [dos conteúdos publicados]“. Em razão da temática da Juventude da CF 2013 e a forte participação dos jovens nas redes sociais, a Pastoral da Juventude desenvolveu um momento de reflexão, no início do encontro, com uma analogia sobre o poder de “comunicação” da água.

 

Fonte : Diocese de Guaxupé.org.br

Deixe o seu comentário