Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Notícias › 12/09/2014

É preciso ser misericordioso para seguir Jesus, diz Papa

 

Somente com um coração misericordioso é possível seguir Jesus, disse o Papa Francisco durante a Santa Missa presidida por ele nesta quinta-feira, 11, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou que a vida cristã não é autorreferencial, mas é doação até o fim, sem egoísmo. Somente assim será possível amar os inimigos, como Deus nos pede.

Francisco desenvolveu sua homilia a partir do Evangelho segundo Lucas, no qual Deus indica o caminho do amor sem limites. E destacou que Jesus pede que os homens rezem por aqueles que os tratam mal e colocou em ênfase os verbos utilizados pelo Senhor: “amai, façais o bem, bendizei, rezai, não rejeitais”.

“É justamente dar a si mesmo, dar o coração justamente para aqueles que nos querem mal, que nos fazem mal, para os inimigos. Esta é a novidade do Evangelho”, recordou o Santo Padre, lembrando que os cristãos são chamados a amar os seus inimigos, a fazer o bem sem esperar nada em troca.

Sua Santidade ressaltou que o Evangelho é uma novidade difícil de levar adiante, mas esse é o caminho cristão. E para seguir as vias indicadas por Jesus, fazendo o que Deus aconselha, é preciso ser misericordioso. “A vida cristã não é autorreferencial; é uma vida que sai de si mesma para dar-se aos outros. É um dom, é amor, e o amor não volta para si mesmo, não é egoísta: se dá”.

E recorda que a misericórdia é um pedido de Jesus, que também pede aos homens que não julgem uns aos outros, não condenem e saibam perdoar-se mutuamente. “Esta é a vida cristã”, resumiu o Santo Padre. “Pode parecer uma insensatez, disse, mas a vida cristã é, em certo sentido, insensata. É renunciar àquela astúcia do mundo para fazer tudo aquilo que Jesus nos pede para fazer”.

Este é o caminho de Jesus: o da magnanimidade, da generosidade, da doação de si mesmo. Francisco reconheceu que ser cristão não é fácil; é algo que só se pode conseguir com a graça de Deus, não com as forças humanas.

“E aqui aparece esta oração que devemos fazer todos os dias: ‘Senhor, dá-me a graça de me tornar um bom cristão, uma boa cristã, porque eu não faço isso. […] Peçamos ao Senhor a graça de entender o que é ser cristão e que Ele nos faça cristãos, porque nós não podemos fazer isso sozinhos”, conclui.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano

– See more at: http://noticiascatolicas.com.br/e-preciso-ser-misericordioso-para-seguir-jesus-diz-papa.html#sthash.4meHMRUH.dpuf