Dom Cláudio Maria Celli escreve sobre a questão de Deus no continente digital
Dom Cláudio Maria Celli, Presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, escreveu para a edição desta quinta-feira do jornal vaticano L’Osservatore Romano um artigo intitulado: A questão de Deus no continente digital.
Segundo Dom Cláudio, a nova evangelização, tema do próximo Sínodo dos Bispos, deve passar pelo debate sobre Deus no “mundo digital”. “Estamos perante uma cultura – e o magistério pontifício fala precisamente de uma ‘cultura digital’ – que é originada das novas tecnologias comunicativas e que constitui um grande desafio para a comunidade eclesial”, afirma ele.
O arcebispo italiano lembra que o Instrumento de Trabalho (Instrumentum laboris) da 13ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro, no Vaticano, dedica quatro parágrafos (59-62) ao tema dos meios de comunicação no contexto da nova evangelização, com um título ‘As novas fronteiras do cenário comunicativo’.
Segundo o Presidente do Pontifício Conselho, “o Papa está plenamente consciente dos limites das novas tecnologias e de algumas influências negativas que elas exercem especialmente no mundo juvenil, mas não as teme”.
Dom Celli acrescenta em seu artigo que “É necessário reafirmar que chegou o momento também de continuar a preparar caminhos que conduzam à Palavra de Deus, sem deixar de dedicar uma atenção especial a quem se encontra na condição de busca, aliás procurando mantê-la viva como primeiro passo da evangelização”.
Segundo o Arcebispo, o Instrumento de Trabalho do próximo Sínodo sublinha as enormes possibilidades” e os “grandes desafios” que as novas tecnologias da comunicação colocam à Igreja Católica. “Não há lugar no mundo de hoje que não possa ser alcançado e, por isso, não estar sujeito à influência da cultura mediática e digital, que progressivamente se estrutura como o ‘lugar’ da vida pública e da experiência social”.
O documento, que está disponível em oito idiomas, inclusive o português, na página do Vaticano na internet (vatican.va) acrescenta que “É pedida aos cristãos a audácia de frequentar estes ‘novos areópagos’, aprendendo a dar uma valorização evangélica, encontrando os instrumentos e os métodos para tornar audível também nestes lugares”.
A próxima assembleia sinodal será realizada de 7 e 28 de outubro. Ela é dedicada ao tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’. JSG)
Com informações da Radio Vaticana.