Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Notícias › 04/02/2013

Diocese de Guaxupé solenemente abre comemorações para centenário

Na Diocese de Guaxupé (MG), 2016 é um ano para ser celebrado em três. Uma história de cem anos merece memória e movimento de todo o povo. Em 03 de fevereiro de 1916, tudo começou. Dom Antônio Augusto de Assis, também por três anos, preparou as bases da nova Igreja Particular. E, no último domingo, 03, dom José Lanza Neto, atual bispo diocesano, declarava a abertura das comemorações centenárias.

Às 09h, uma procissão conduzida pela imagem da padroeira, Nossa Senhora das Dores, deixava, em Guaxupé, a avenida Conde Ribeiro do Vale e seguia em direção à catedral. Na saída, um grupo de jovens da cidade motivava, com cantos festivos, o encontro. Padres, religiosos, seminaristas e leigos representantes das 84 paróquias que compõem a diocese entraram no templo, em ação de graças pela ocasião celebrada.

IMG_5927IMG_5937

 

No início da missa, o chanceler do bispado, padre Claiton Ramos, fez a leitura do Decreto que anuncia o triênio comemorativo. Em seguida, foi acolhido pela assembleia o mapa da diocese, organizado em seus sete setores pastorais, também as logomarcas do Ano da Fé e da Jornada Mundial da Juventude, enfatizando as atividades principais que nortearão esse primeiro ano de preparação jubilar.

529737_338035526305957_1009949827_n

Durante a homilia, o bispo destacou a caminhada histórica e a necessidade atual de uma diocese profética em sua missão evangelizadora. Aos padres que compareceram à solenidade, agradeceu-lhes a sensibilidade à unidade e também destacou a presença dos representantes dos Conselhos de Pastoral Paroquial (CPP). Disse ainda, referindo-se aos jovens que participavam da celebração, que a juventude, na Igreja, é viva quando atendida nos aspectos “acolhida, espaço e identificação.”

Quando da oração da comunidade, fizeram-se representadas todas as pessoas que compõem a diocese por responsabilidades comunitárias, sociais e eclesiais, por faixa etária e urgência pastoral.

526505_338036019639241_1994704793_n

Ao final da celebração, por convocação de dom Lanza, jovens que representavam suas paróquias, deixaram a assembleia e dirigiram-se até ao presbitério para acompanhar a bênção e imposição das cruzes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Irmão Márcio Diniz, coordenador diocesano do Setor Juventudes, motivou-os a fazer da paróquia um espaço jovem de missão.

IMG_5956

 

O bispo disse que os enviava às suas comunidades para anunciarem o evangelho com expressões próprias do ser jovem, através de todas as atividades propostas no oportuno momento.

Ainda em 2013, no dia 03 de março, ocorrerá, na catedral diocesana, grande concentração da juventude para acolhida aos ícones da JMJ. Durante os meses seguintes, setores pastorais farão estudos e plenárias de temas do Concílio Vaticano II. 2014 e 2015 serão preparadores e realizadores das Santas Missões Populares.

Deixe o seu comentário