A Palavra que transforma
Celebramos hoje no Brasil inteiro o dia da Bíblia. Deus se comunica conosco pela sua Palavra. A Palavra tem muito poder, ela transforma seus ouvintes. A Palavra de Deus foi aquela que tudo criou. È só olhar o início da Bíblia para ver que quando Deus dizia as coisas eram criadas. Uma linguagem quase infantil que vem de uma cultura milenária e não havia os nossos conhecimentos científicos e se expressava como sabia. Mas, do ponto de vista teológico um afirmação adulta e não infantil, que nos diz que Deus é o criador do universo. A Bíblia nos revela quem nos criou e não como fomos criados. Mas, mudando de assunto, fica impressionante como neste imenso universo tão grande que existem estrelas tão distantes que ainda não mandaram sua luz no nosso planeta; e sim que a luz corre a 300 mil quilômetros por segundo, mas ainda não nos alcançaram!! Pois bem, neste universo maravilhoso, apenas o ser humano tem o dom da Palavra. A Bíblia revela que fomos criados a imagem e semelhança de Deus e na capacidade de formular e pronunciar nossas palavras somos realmente semelhantes a Deus.
Aqui, portanto me ocorre a necessidade de fugir mais uma vez do assunto para refletir sobre o uso que fazemos do dom da Palavra.
Com palavras sinceras e amorosas podemos transformar pessoas, transmitir sentimentos profundos, ternura, compaixão, compreensão, perdão…Como nos sentimos bem quando alguém nos diz que nos ama, ou que somos importantes, inteligentes, amáveis. A nossa palavra é poderosa quando a serviço do amor e da vida.
A nossa palavra é destruidora quando expressa nossa maldade. Já pensaram se alguém consegue viver feliz, ouvindo todo dia frases do tipo: “você não vale nada, você não presta, não gosto de você…”
Infelizmente não tenho a menor duvida que no mundo todo dia se pronunciam mais palavras destruidoras do que palavras de amor e amizade. Mesmo nos relacionamentos familiares e amorosos, usamos mais a palavra pra ferir que pra curar. A palavra, mesmo a humana, tem poder de curar nossas tristezas e tantas feridas, mas não a usamos por isso. Que bom se fosse o contrário.
Se a palavra humana teria tanto poder, imaginamos a Palavra de Deus. Ela realmente é sempre dita para amar e nos criar como homens novos e novas mulheres. Deus não mente, não xinga, não engana, não nos umilha, não quer levar vantagem. Deus nos fala apenas por amor, para nos revelar quem somos, por onde vamos, o que nos constrói e o que nos destrói.
Precisamos então aprender a ouvir com o coração a Palavra que nos trata como filhas e filhos amados, ter uma ligação com o Santo Livro para que se torne a luz do nosso caminhar. O grande segredo é praticar a Palavra. Não ser meros ouvintes, mas praticantes da Palavra que vivem e colocam em pratica seus ensinamentos. Não podemos ser como aqueles filhos que ouvem os pais, mas nunca dão valor.
Vivendo a Palavra de Deus valorizamos a nós mesmos e aos outros e colaboramos na construção de um mundo mais fraterno.