Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:

Cristo Rei do Universo- Homilia da Solenidade de Cristo Rei- Padra Graciano

Encerramos nesse domingo a caminhada da Liturgia que nos faz seguir os passos de Jesus. Esta solenidade que significa que a história do mundo não está indo pro nada, mas para os braços do Senhor! Acreditar nisso exige muita fé e o compromisso de colaborar com o Senhor para realizar o seu Reino de Justiça e de amor. Proclamamos Jesus Rei, mas Ele está na Cruz!

Todos repetem a mesma frase, seja para rir dele ou não, repetem salva a ti mesmo!

A vida de Jesus sempre doada para salvar os outros, alias, doada para salvar todos nós!

Sua vida não podia mudar de sentido na hora mais dramática.

E eis mais um ato de misericórdia, de compaixão e de ternura divina. Um ato e uma frase que ficam gravados no fundo do nosso coração: hoje mesmo estará comigo no paraíso. (cf Lc 23, 43)

A vontade do Salvador é salvar, é não perder ninguém. Não existe em Deus uma vontade diferente desta, não existe no Pai. Existe sim a liberdade que nos deixa de escolher a nossa vida, o nosso destino. Muitos atacam o Papa Francisco pois dizem que fala demais sobre a misericórdia, sobre um Deus misericordioso que perdoa a todos; mas não esquecemos, perdoa a todos que pedem o seu perdão. E muitos hoje não vivem tendo Cristo como rei de suas vidas, mas são senhores de si mesmo e querem ser senhores dos outros. Querem ser senhores da verdade, eles decidem o que é certo, e normalmente é certo o que elas pensam.

Como o “bom ladrão” precisamos ter consciência da nossa realidade, das nossas falhas e da nossa pequenez, e as vezes da nossa miséria humana e moral: “para nós é justo, pois estamos recebendo o que merecemos…”.(cf Lc 23, 41)

Precisaríamos parar de justificar nossos atos e pensamentos errados, nos deixar iluminar pela palavra do Senhor e seu exemplo e reconhecer quanto somos pequenos e pobres de amor e compaixão. Não somos senhores da nossa vida, Jesus é o Senhor.

Esta é a condição que nos dá a certeza que nunca seremos rejeitados por Deus. Deus não nos cobra perfeição, mas a sinceridade, a humildade. Passo a passo com sua misericórdia nos conduz, nos transforma e nos ensina a amar como Ele. Não tem como amar alguns e sentir ódio por outros. Deus não é assim. A nossa vida espiritual não pode ser “bipolar”, não se pode conviver com sentimentos e atitudes contrários ao amor de Deus. Podemos sim entender e condenar algo errado, algo que não queremos ver neste mundo, mas isso não nos autoriza a sentir ódio pelos outros. Isso envenena o nosso coração.

Para estar no paraíso com o Senhor Jesus precisamos aceitar a lógica da sua misericórdia.

Padre Graciano Cirina

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Poços de Caldas- MG

Diocese de Guaxupé

Deixe o seu comentário