Cinco cidades da diocese receberão coletivas de imprensa sobre a Campanha da Fraternidade
Nesse mês de fevereiro, o bispo diocesano de Guaxupé, dom José Lanza Neto, estará nas cidades de Poços de Caldas (09), São Sebastião do Paraíso (10), Passos (10), Guaxupé (11) e Alfenas (12) para participar de coletivas de imprensa sobre a Campanha da Fraternidade 2015. Os encontros acontecem com os jornalistas, agentes das Pastorais da Comunicação e comunidade em geral.
Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade.
A CF 2015 foi lançada oficialmente pela Igreja do Brasil em outubro passado. Na ocasião, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, explicou que a Campanha da Fraternidade 2015 convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade.
“Será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos”, comentou dom Leonardo.
_
A Campanha
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esse ano, a CF terá início em 18 de fevereiro, quarta-feira de cinzas.
Fonte: Diocese de Guaxupé