Cantores e instrumentistas participam de formação litúrgica na Diocese
Sessenta e cinco pessoas, que cantam e tocam instrumentos musicais nas liturgias eucarÃsticas das paróquias de São Sebastião do ParaÃso, tiveram, na noite do dia 21 de novembro, uma formação sobre canto e música litúrgica. Padre Renato César, membro do SAL (Serviço de Animação Litúrgica) da Diocese de Guaxupé, foi quem assessorou o encontro de formação. Durante quase três horas os participantes tiveram a oportunidade de ouvir, meditar, aprender e perguntar a respeito de cantar a liturgia.
Padre Renato ressaltou a dimensão da vocação de quem canta a missa, como alguém que entra na dinâmica do reino. Deixou claro que há critério teológico-litúrgico para escolha das canções a serem cantadas em celebrações eucarÃsticas. O assessor ainda ressaltou a necessidade de preservar as letras das partes fixas da missa como: o ato penitencial, o hino de louvor e o santo. Outro ponto forte foi a dimensão coletiva, comunitária das celebrações e por isso as músicas litúrgicas expressam no plural, o povo, nós e não a subjetividade ou o eu.
A formação foi uma atividade pastoral da paróquia São Sebastião que também estendeu o convite para os membros das outras paróquias e comunidades da cidade, oportunizando assim, formação a todos os interessados em aprimorar o conhecimento litúrgico, para melhor servir a Deus e a comunidade com este importante ministério, que é o da música.