Paróquia
Sagrado Coração de Jesus

Poços de caldas - mg | Diocese de guaxupé

Paróquia hoje:
Homilias em Destaque › 15/01/2013

Batizados para transformar

DOMINGO DO BATISMO DE JESUS

O Evangelho de Lucas deste domingo nos mostra que o povo estava com muita expectativa por causa do Messias: ele seria João Batista. Logo João declarou que haveria de vir alguém bem maior do que ele. Mas fiquei pensando neste povo que tinha a expectativa do Messias, isto é de alguém que pudesse colocar as coisas do jeito de Deus: trazendo mais justiça, paz e serenidade para o Povo de Deus. O Povo era povo porque tinha uma única esperança, um sonho único que unia o povo inteiro. Me veio logo à mente a frase conhecida de Dom Helder Câmara: “Quando sonhamos juntos é o inicio da realidade…”

Nós igreja católica, nós cristãos de diferentes denominações, nós homens de boa vontade… perdemos a capacidade de sonhar juntos. A cultura de consumismo e individualismo extremo conseguiu destruir um sonho comum e temos hoje tantos sonhos individualistas e até egoísticos que não levam a nada. A sociedade moderna globalizada conseguiu fragmentar nossos sonhos e portanto se realiza a outra parte da frase de Dom Helder: “quando sonhamos sozinhos é apenas um sonho”.

Rezamos o Pai Nosso todo dia, mas quantos de nós realmente desejam que “seja feita a  vossa vontade”, ou “venha a nós o vosso reino”???

Infelizmente, cada um espera só para si: a própria casa, o próprio carro, o próprio emprego, a própria saúde…., e não vejo que isso seja errado, mas acontece que falta um sonho comum, uma esperança comum. SE cada um sonha sozinho nunca seremos o povo do Senhor. Falta uma visão mais ampla, falta entender que se preocupamos com todos, entre os “todos” estamos também nós. Na Igreja chamamos este sonhar comum, este sonho que transformará o mundo em beneficio de todos e cada um, com a palavra “EVANGELIZAÇÃO”. Só evangelizando o mundo será transformado. Evangelizar significa anunciar o amor de Deus para que ele conquiste os corações e todos se voltem para o bem comum. No agir e falar de Jesus temos o segredo para transformar o mundo. Claro, precisará muita competência, muita ciência, tecnologia, políticas arrojadas, governos dedicados e honestos, comunidades exemplares, reorganização da economia mundial e tantas coisas complicadas, mas, mas, mas…. os princípios básicos são simples e de compreensão imediata: justiça, igualdade, fraternidade, solidariedade, paz. Nenhum progresso será realmente tal sem  respeitar estes princípios fundamentais da vida humana. E aí realmente descobrimos o valor do nosso BATISMO, que nos leva a ser “parceiros” de Jesus Cristo, na construção do Reino de Deus, reino de justiça e de amor. O batismo é o tesouro que nos dá sempre a ligação com o “sonho comum” e nos faz lutar contra todos os individualismos que destroem nosso mundo. O batizado se coloca ao lado de Cristo para evangelizar e transformar o mundo. Tem uma música que cantamos no ofertório da missa que termina dizendo que queremos “estar ao teu lado, estar ao teu lado, estar ao teu lado… Senhor”. Eu me pergunto: onde está Jesus?  ELE está ao lado dos oprimidos, dos sofridos, injustiçados, doentes, excluídos. Então, estar ao lado de Jesus é estar ao lado de todos que esperam a realização do Sonho Comum, um mundo mais justo e fraterno.